TSE publica acórdão da inelegibilidade de Valmir de Francisquinho e Talysson Barbosa

Os dois foram julgados por abusos de poder político e econômicos cometidos nas eleições de 2018. Defesa irá recorrer a decisão com embargos declaratórios.

Por Carolina de Morais, Portal A8SE 24/08/2022 08h02
TSE publica acórdão da inelegibilidade de Valmir de Francisquinho e Talysson Barbosa

Nesta terça-feira (23), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou o acordão da inelegibilidade do ex-prefeito de Itabaiana e candidato ao Governo de Sergipe, Valmir de Francisquinho (PL), no período de oito anos. O filho dele, então deputado estadual Talysson Barbosa Costa, também teve seu mandato cassado e ficou inelegível na decisão.

Os dois foram julgados por abusos de poder político e econômicos cometidos nas eleições de 2018. Na época, ele estava na gestão do município e teria participado de forma "excessiva" da campanha do filho, então candidato a deputado estadual, utilizando a cor azul na estrutura da prefeitura.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a tonalidade estava presente nos prédios públicos, canteiros, praças, sites, publicações e uniformes, fazendo alusão à "Onda Azul" para continuidade da administração.

No início do mês, o ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF) indeferiu um pedido de liminar impetrado pela defesa para suspender a decisão do TSE. A negativa ocorreu pois o acordão ainda não havia sido publicado.

A assessoria de Valmir de Francisquinho informou que irá recorrer com embargos declaratórios.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp