Sergipe

10/09/2009 às 18h22

Número de acidentes com ciclistas cai pela metade

Em 2008 foram registrados 138 acidentes, nos seis primeiros meses deste ano a SMTT contabilizou 69.

Redação Portal A8


A política de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte adotada em Aracaju tem se refletido na crescente popularização do ciclismo na capital sergipana. Pensando em garantir o conforto e a segurança daqueles que optam pela bicicleta para se locomover na cidade, o poder público municipal vem priorizando ações estratégicas, como a ampliação e a manutenção permanente da malha cicloviária.

O esforço está resultando na redução do número de acidentes envolvendo ciclistas. Enquanto no primeiro semestre de 2008 foram registrados 138 acidentes, nos seis primeiros meses deste ano a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) contabilizou 69 ocorrências, o que representa uma queda de 50%.

Para o coordenador de ciclomobilidade da SMTT, Fabrício Lacerda, esse resultado positivo é consequência de três fatores fundamentais: a boa infraestrutura das ciclovias, a intensa fiscalização e as campanhas educativas realizadas periodicamente.

Através de atividades e palestras em escolas e empresas, as equipes da SMTT orientam os cidadãos sobre os principais cuidados que o ciclista deve ter no trânsito. De acordo com dados da coordenação de ciclomobilidade, mais de 90% dos trabalhadores que utilizam bicicletas como meio de transporte são funcionários ligados à construção civil.


Fonte: AAN