Sergipe renova alerta de chuvas com previsão de acumulados elevados

Previsão indica chuvas de até 50 mm por dia e ventos de até 40 km/h

Por Portal A8SE com informações do Gov/SE 24/04/2026 18h06
Sergipe renova alerta de chuvas com previsão de acumulados elevados
Foto: Arthuro Paganini

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas emitiu um novo aviso meteorológico indicando chuvas fracas a moderadas em todo o estado, com maior atenção para o litoral e o agreste. A previsão é válida até as 23h59 deste sábado (25).

De acordo com o órgão, os acumulados podem variar entre 30 e 50 milímetros por dia, com ventos entre 20 km/h e 40 km/h.

Sergipe segue em estado de atenção desde o início da semana, e o volume de chuva registrado pode fazer o acumulado de abril ultrapassar os 300 mm em algumas regiões.

A instabilidade é causada por sistemas atmosféricos que favorecem a formação de nuvens carregadas sobre o Nordeste, aumentando a probabilidade de precipitações nos próximos dias.

Acumulado de chuvas

Entre terça, 21, e as 10h desta sexta-feira, 24, o acumulado de precipitação chegou a 152 mm em Riachuelo, 150 mm em Aracaju, 140 mm na Barra dos Coqueiros, 151 mm em Nossa Senhora do Socorro, a 150 mm em Maruim e a 130 mm em Areia Branca.

De acordo com os levantamentos da Semac, de 1º de abril até as 10h de 24 abril, 90% dos municípios sergipanos monitorados já tiveram chuvas acima da média esperada para o mês. O acumulado de chuvas já chega a 300.2 mm em Areia Branca, 288 mm em Riachuelo, 285 mm em Carmópolis, 285 mm em Siriri, 285 mm em Itaporanga D’Ajuda e 281 mm em Salgado. Na capital, Aracaju, o acumulado do mês está em 265 mm.

Riscos associados

As condições previstas indicam risco de transbordamento dos principais rios e lagoas do estado, e de transbordamento de pequenos córregos, riachos, rios e lagoas em diferentes regiões.

O acumulado de precipitação também pode trazer riscos para o tráfego em rodovias, além de alagamentos, deslizamentos de encostas, destelhamentos de imóveis, queda de árvores e de placas mal fixadas. 

A Semac reforça a importância de atenção redobrada por parte da população, especialmente em áreas mais vulneráveis, e recomenda o acompanhamento das atualizações dos boletins meteorológicos e das orientações da Defesa Civil.

A Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac segue monitorando continuamente as condições atmosféricas, e novas atualizações poderão ser emitidas a qualquer momento.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp