Defensoria Pública defende lockdown em Aracaju

Por Rede Alese 13/05/2020 15h00
Defensoria Pública defende lockdown em Aracaju
Ana Lícia Menezes/PMA

Após o início das primeiras medidas de isolamento social no país, umaoutra forma de contenção da circulação de pessoas começa a ser adotada em alguns estados brasileiros, é o chamado “Lockdown”.

O lockdown é entendido como uma medida muito mais dura para restringir a circulação das pessoas e evitar a propagação do vírus. O primeiro estado brasileiro a adotar o lockdown foi o Maranhão, seguido pelo Pará, Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará.  No geral, apenas serviços considerados essenciais podem funcionar, e a população pode sair apenas para comprar alimentos, remédios ou buscar auxílio médico.

O Lockdown em Aracaju

 O índice cada vez mais crescente de pessoas infectadas pelo Coronavírus (Covid-19) em Sergipe – onde somente em  Aracaju, de acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a capital já marca  1.413 casos de coronavírus, com 13 mortes -,   fez com que  a  Defensoria Pública do Estado  recomendasse  que o município de Aracaju determine lockdown pelo prazo mínimo de oito dias para reduzir o número de contágios e ocupação de leitos nos hospitais, evitando um colapso na saúde.

Medidas

A Defensoria Pública de Sergipe pleiteia, caso Decreto Municipal de Lockdown for acatado, o  fechamento de todo o comércio em Aracaju, exceto, os serviços essenciais com mercadinho e farmácia.

É recomendado ainda que o Município torne obrigatória a permanência das pessoas em suas respectivas residências através de medidas coercitivas, e que estas sejam amplamente divulgadas na imprensa local.

Também recomendou realizar, frequentemente, fiscalização e aplicação de multa àquelas que saírem de casa sem a devida comprovação de necessidade. E ainda, devida manutenção do fechamento das escolas, faculdades, universidades e demais instituições de ensino, particulares e da rede pública, assim como de museus, cinemas, teatros e demais atividades culturais e de lazer.

Secretaria de Saúde

A secretaria municipal da Saúde de Aracaju cogitou a possibilidade de o governo municipal decretar lockdown, como medida mais rígida de prevenção ao contágio por coronavírus. Já a Prefeitura Municipal de Aracaju explicou que qualquer tipo de medida relacionada ao isolamento social só serão anunciadas no dia 18 de maio, data em que termina o decreto municipal em vigor.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: