Defensoria Pública defende lockdown em Aracaju
Após o início das primeiras medidas de isolamento social no país, umaoutra forma de contenção da circulação de pessoas começa a ser adotada em alguns estados brasileiros, é o chamado “Lockdown”.
O lockdown é entendido como uma medida muito mais dura para restringir a circulação das pessoas e evitar a propagação do vírus. O primeiro estado brasileiro a adotar o lockdown foi o Maranhão, seguido pelo Pará, Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará. No geral, apenas serviços considerados essenciais podem funcionar, e a população pode sair apenas para comprar alimentos, remédios ou buscar auxílio médico.
O Lockdown em Aracaju
O índice cada vez mais crescente de pessoas infectadas pelo Coronavírus (Covid-19) em Sergipe – onde somente em Aracaju, de acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a capital já marca 1.413 casos de coronavírus, com 13 mortes -, fez com que a Defensoria Pública do Estado recomendasse que o município de Aracaju determine lockdown pelo prazo mínimo de oito dias para reduzir o número de contágios e ocupação de leitos nos hospitais, evitando um colapso na saúde.
Medidas
A Defensoria Pública de Sergipe pleiteia, caso Decreto Municipal de Lockdown for acatado, o fechamento de todo o comércio em Aracaju, exceto, os serviços essenciais com mercadinho e farmácia.
É recomendado ainda que o Município torne obrigatória a permanência das pessoas em suas respectivas residências através de medidas coercitivas, e que estas sejam amplamente divulgadas na imprensa local.
Também recomendou realizar, frequentemente, fiscalização e aplicação de multa àquelas que saírem de casa sem a devida comprovação de necessidade. E ainda, devida manutenção do fechamento das escolas, faculdades, universidades e demais instituições de ensino, particulares e da rede pública, assim como de museus, cinemas, teatros e demais atividades culturais e de lazer.
Secretaria de Saúde
A secretaria municipal da Saúde de Aracaju cogitou a possibilidade de o governo municipal decretar lockdown, como medida mais rígida de prevenção ao contágio por coronavírus. Já a Prefeitura Municipal de Aracaju explicou que qualquer tipo de medida relacionada ao isolamento social só serão anunciadas no dia 18 de maio, data em que termina o decreto municipal em vigor.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 06/02/25 - Entrevista com a deputada federal do PSD, Katarina Feitosa
Entrega da chave da cidade ao Rei Momo marca abertura do Carnaval de Aracaju
APAE Aracaju realiza mais uma edição do tradicional “APAE Folia”
Equipe do Hospital de Urgências de Sergipe realiza a terceira captação de órgãos deste ano