Apenas 14 municípios de Sergipe reajustaram o piso salarial dos professores
Somente 14 municípios sergipanos, dos 74 onde Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (SINTESE) tem filiados, pagaram o reajuste do piso salarial de 2020 para professores e professoras das redes municipais.
São eles: Poço Redondo, Nossa Senhora da Glória, Estância, Cedro de São João, Telha, Pacatuba, Brejo Grande, Siriri, Riachuelo, Itabaiana, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Indiaroba e Lagarto.
Embora as prefeituras de São Cristóvão, Lagarto e Indiaroba tenham concedido o reajuste de 2020, as administrações municipais devem pisos de anos anteriores.
As prefeituras de Rosário do Catete e Japaratuba negociaram pagar o reajuste do piso salarial aos professores e professoras a partir de salário de fevereiro. A prefeitura de Propriá também negociou e irá conceder o reajuste no mês de março.
O reajuste do piso salarial de 2020 é de 12,84% o que faz com que o vencimento inicial do salário do magistério passe de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24.
Segundo a Lei Federal 11.738/2008, os professores e professoras da rede pública de todo o Brasil devem ter seus salários reajustados anualmente, sempre no mês de janeiro, respeitando a carreira, no nível de formação acadêmica e no tempo de serviço de cada profissional.
A diretora do departamento de bases municipais do SINTESE, professora Ivônia Ferreira, explica que logo após o anúncio do Ministério da Educação (MEC) sobre o valor do reajuste do piso salarial para 2020, o SINTESE enviou ofícios as prefeituras.
“Solicitamos às prefeituras, por meio de ofícios, que o projeto de lei de atualização do piso salarial dos professores, com a devida manutenção dos direitos inerentes à carreira, fosse encaminhado, ainda no mês de janeiro, para as Casas Legislativas dos municípios, conforme estabelece o artigo 5º da Lei do Piso. Solicitamos também, em todas as 74 prefeituras, o agendamento de audiência, em caráter de urgência, para tratarmos sobre a questão. Pagar o reajuste do piso ao magistério é uma obrigação e não um favor dos gestores municipais aos professores e professoras. A Lei é clara e deve ser cumprida”, afirmou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Márcio Macêdo deixa a Secretaria-Geral da Presidência da República e Guilherme Boulos toma posse
Prefeita Emília comenta sobre Cecília e Ricardo marques: "ele prefere cuidar dos projetos dele"
Cícero Dantas: advogado e candidato ao quinto constitucional no tribunal de justiça de Sergipe
Fatalidade: idoso de 60 anos morre atropelado no município de Poço Verde
Polícia Civil investiga homicídio em Cedro de São João
Mais acessadas
2º etapa do Circuito de Corridas da TV Atalaia acontece neste sábado
Órgãos públicos realizam operação para coibir adulteração de bebidas no Pré-Caju 2025
Inscrições para cursos técnicos do IFS seguem abertas com mais de mil vagas
Arena Batistão receberá final da Supercopa Serigy de Futebol Amador no dia 1º de novembro
Flamengo é finalista da Libertadores e tem a chance de conquistar tetracampeonato
Mais notícias
-
1 hora, 13 minutos MPC-SE solicita que TCE investigue irregularidades previdenciárias em Laranjeiras e Nossa Senhora das Dores
-
1 hora, 19 minutos Órgãos públicos realizam operação para coibir adulteração de bebidas no Pré-Caju 2025
-
1 hora, 50 minutos 2º etapa do Circuito de Corridas da TV Atalaia acontece neste sábado