Onze municípios sergipanos estão com abastecimento de água comprometido

02/01/2020 09h05
Onze municípios sergipanos estão com abastecimento de água comprometido
Victor Ribeiro/ASN

Por meio de nota, a Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso informou  que, em razão de falha do fornecimento de energia, por parte da Concessionária de Energia Elétrica ocorrida nos dias 31/12/2019 e 01/01/2020, os municípios de Amparo do São Francisco, Canhoba, Nossa Senhora de Lourdes, Itabi, Aquidabã, Graccho Cardoso, Cumbe, Feira Nova, Gararu, Nossa Senhora das Dores (parte da zona rural) e Nossa Senhora da Glória (zona rural e os conjuntos Cohab, Alto da Glória, Divineia e as Fábricas) estão com o abastecimento de água comprometido.

A Companhia informa, ainda, que o abastecimento será restabelecido gradativamente assim que o fornecimento de energia for normalizado.

A Deso recomenda a utilização econômica da água existente nas caixas d'água e reservatórios residenciais, evitando-se desperdícios.

Casos de emergência e pedidos de serviços podem ser informados pelo telefone 08000790195 com prioridade para creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza.

Sobre o episódio, a Energisa, empresa responsável pelo fornecimento de energia, informou: “Em virtude das fortes chuvas, ocorreu uma descarga atmosférica que afetou a estrutura de uma das subestações da Deso, que por sua vez comprometeu o abastecimento de água dos municípios citados pela companhia de saneamento”.

Além disso, a Energisa esclarece ainda que a falha no funcionamento da subestação da Deso é decorrente da ausência de uma estrutura de segurança capaz de absorver uma carga elétrica maior sem danificar o equipamento. “De acordo com a Resolução Normativa nº 414 da Aneel é de responsabilidade da Deso a manutenção do sistema de energia da subestação que abastece os municípios citados.  A Energisa ressalta ainda, que tem atuado no local tão logo foi acionada e restabeleceu o fornecimento de energia desde a tarde da quarta-feira, 1º de janeiro”, explicou.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: