ITPS alerta para cuidados na hora de comprar produtos das ceias de Natal e Ano Novo
Neste fim de ano, além dos cuidados com a escolha dos presentes, os consumidores devem estar atentos na hora da compra dos itens para as ceias de Natal e Ano Novo. A principal exigência diz respeito à quantidade vendida, que deve estar disposta, de forma de clara, na embalagem dos produtos. O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – Órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) traz as dicas.
A diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby, explica que os pescados congelados devem indicar, de maneira clara, o peso líquido do pescado, sem considerar o peso da embalagem e da camada externa de gelo. “O peso líquido deve estar indicado na rotulagem do produto, mas não deve incluir a camada de gelo, que é colocada para garantir a conservação. O fornecedor é livre para utilizar a quantidade de gelo que julgar necessário, mas o produto ao ser descongelado, deve conter o peso indicado na embalagem”, detalha.
Ainda de acordo com a diretora técnica, aves e suínos congelados também devem apresentar a etiquetagem correta. ”Itens como pernil, peru e chester, bastante populares nesta época, devem estar dispostos nas prateleiras dos supermercados, devidamente etiquetados e com o peso líquido, que é de fato, a quantidade do produto, descontando o peso da embalagem”, esclarece.
Os produtos etiquetados pelo próprio estabelecimento, muito comuns nesta época, como frutas desidratadas, nozes, castanhas ou bacalhau seco, assim como panetones, espumantes, vinhos e chocolates, que também são muito procurados, devem indicar a quantidade comercializada na vista principal, desconsiderando o valor da embalagem.
“Itens como sardinha e ervilhas em lata, palmito em conserva e frutas ou doces em calda, são imersos em líquidos. Nesses casos, as embalagens devem indicar o peso drenado (apenas a quantidade do produto principal) e o peso líquido (a quantidade do produto principal mais o líquido)”, completa Lúcia Calumby.
Balanças
A gerente executiva de Metrologia e Qualidade do ITPS, Maria Inêz de Almeida, acrescenta que é preciso que o consumidor fique de olho nas balanças utilizadas no comércio varejista, pois ainda é comum a presença de balanças piratas, ou seja, aquelas cujo modelo não foi submetido a testes no Inmetro, e que por isso, não garantem o peso correto da mercadoria, podendo apresentar erros de pesagem maiores ou menores, prejudicando consumidores e também comerciantes.
A orientação é para que o consumidor acompanhe o processo de pesagem. “Antes de iniciar a pesagem, a balança deve estar indicando zero no mostrador. A balança também deve estar em local visível e apresentar nas laterais a etiqueta de verificação subsequente do ano vigente, ou seja, apresentar etiquetas com ano de 2020”, detalha.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
TCM-PA atesta superfaturamento em licitação dos veículos de Belém usada por Aracaju
Entrevista com o Presidente da ABIH SE, Antônio Carlos Franco
Vídeo mostra barulho de descarga adulterada
Tio é atingido por facadas do sobrinho por causa de 400 reais, em Tobias Barreto
Polícia recupera carga de margarina roubada na Bahia
Mais acessadas
Aracaju lança licitação para aquisição de mais 15 ônibus elétricos
Novo local: Lagum apresenta nova turnê neste domingo na Vibe Music em Aracaju
Parto de emergência é realizado após mãe sofrer acidente automobilístico em Sergipe
Mãe da atriz Mel Maia é encontrada morta aos 53 anos no Rio de Janeiro
Hospital de Cirurgia realiza mutirão de consultas para procedimentos bariátricos neste sábado
Mais notícias
-
1 hora, 8 minutos Parto de emergência é realizado após mãe sofrer acidente automobilístico em Sergipe
-
2 horas, 8 minutos Aracaju lança licitação para aquisição de mais 15 ônibus elétricos
-
2 horas, 42 minutos Hospital de Cirurgia realiza mutirão de consultas para procedimentos bariátricos neste sábado