Vacinação contra paralisia infantil vai até o próximo dia 6 de julho

30/09/2015 21h07
Vacinação contra paralisia infantil vai até o próximo dia 6 de julho
A8SE

Desde que foi iniciada a 33ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite em Sergipe, em 16 de junho, foram vacinadas 139.036 crianças menores de cinco anos, o que corresponde a 80,12% das crianças menores de cinco anos.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) é imunizar 164.852 da população alvo, o equivalente a 95% das crianças. "É preciso que os pais e responsáveis se conscientizem que a melhor forma de manter a paralisia infantil longe das crianças é através da vacinação. Com apenas duas gotas elas estarão imunes ao vírus e, assim, manteremos a doença erradicada em nosso país", afirmou Silvio Santos, secretário Estadual de Saúde.

Para a campanha, o Ministério da Saúde (MS) disponibilizou 217 mil doses da vacina em 350 postos de saúde de todo território sergipano. As crianças poderão ser imunizadas entre segunda e sexta-feira, das 8 às 17 horas. Para que o estado consiga alcançar a meta de vacinação e manter a poliomielite afastada, também foram disponibilizados 250 veículos para a campanha e foram mobilizados três mil profissionais de saúde e de outras áreas.

A gerente do programa Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Teles, reforçou a única contraindicação da vacina. "As crianças que apresentarem os sintomas de vômito ou febre não poderão tomar a vacina. Nesses casos, os pais deverão aguardar a melhora e levar a criança ao posto de saúde mais próximo" explicou.

Histórico

Nos últimos quatro anos, os índices de vacinação em Sergipe ultrapassaram a meta mínima do MS. Em 2008 e 2009, 99% das crianças foram vacinadas. Já em 2010, 96,6% do público alvo foi imunizado e em 2011 foi realizada 100% da cobertura vacinal.

 

Fonte: ASN

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: