UFS abre seleção para cadastro reserva de professores no curso de Educação Escolar Quilombola

Para concorrer, é preciso comprovar experiência em Educação Escolar Quilombola

Por Portal A8SE com informações da UFS 06/02/2026 15h01
UFS abre seleção para cadastro reserva de professores no curso de Educação Escolar Quilombola

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) lançou um processo seletivo simplificado para formação de cadastro reserva de docentes bolsistas que irão atuar como professores formadores na Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, vinculada ao programa Parfor Equidade.

A seleção busca profissionais para possível convocação como Professor Formador I ou II, conforme a necessidade dos módulos 3 e 4 do curso, com atividades previstas para o ano letivo de 2026 e o primeiro semestre de 2027.

A licenciatura funciona em regime de alternância, dividido entre o Tempo Universidade — com aulas presenciais — e o Tempo Comunidade, que envolve ações supervisionadas nas comunidades quilombolas. No ato da inscrição, o candidato deve indicar a modalidade desejada, de acordo com as regras do edital.

Para concorrer, é preciso comprovar experiência em Educação Escolar Quilombola e/ou nas relações étnico-raciais, seja por meio da formação acadêmica ou da atuação profissional. A análise será feita por uma comissão composta por docentes da UFS, coordenação do Parfor Equidade e representante das comunidades quilombolas de Sergipe.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp