Sindicalistas fazem manifestação em frente a BB

José Souza (Foto: Carlos Augusto)
O Sindicado dos Bancários de Sergipe fez manifestação pública na tarde de hoje, 9, em frente à agencia do Banco do Brasil da praça General Valadão. Isto porque no concurso mais recente, realizado pela instituição (no ano de 2007 para cadastro reserva), só foram chamados até o momento, 28 pessoas, sendo cinco para a capital (2 desistentes) e 23 para o interior (5 desistências).
Contudo, o que desagradava sindicato e concursados, era o fato de a prova, originalmente com vigência de dois anos, já estar por perder a validade e a instituição financeira anunciar outro concurso ainda para este ano - inclusive com vagas para Sergipe - desconsiderando os aprovados do exame anterior.
"Não tem cabimento um banco oficial, federal estar dando este tipo de exemplo, meio que enganando a população; a juventude que se prepara, investe dinheiro, investe tempo, é aprovado no concurso e vê o tempo passar e não ser convocado", desabafou o presidente do sindicado, José Souza.
Ainda de acordo com ele, a assessoria jurídica do Sindicato dos Bancários entrou com uma ação no Ministério Público do Trabalho, no dia 17 de fevereiro, com o objetivo de expor a situação, e solicitar do órgão, a devida apuração do caso.
Insegurança
Entre os manifestantes, o clima de insatisfação e o medo eram tamanho, que apenas dois aprovados concordaram em conceder pequenos depoimentos, desde que tivessem suas identidades preservadas e que suas imagens não fossem divulgadas. Para o jovem de 28 anos, formado em Ciências Contábeis, a sensação de impotência cresce dia após dia. "Nós nos sentimos injustiçados por sabermos que existe a necessidade de pessoal no banco, e o banco despreza esta realidade [de contratar pessoas aprovadas]", disse.
"Já estou convencido de que a realização do concurso é para angariar fundos para as instituições e não é realmente sério, porque se realizar concurso para cadastro reserva, sem informar número de vagas; a real disponibilidade de vagas nas instituições... então, pra mim, é uma forma lícita de arrecadar dinheiro", desabafou outro concursado, 45 anos e trabalhador do ramo de arrendamento mercantil.
Resolução
A manifestação foi escolhida para hoje porque já havia sido marcada, previamente, uma audiência na superintendência estadual com a gerência regional de pessoas. Após demonstração pública da situação vivida pelos aprovados no concurso, foi montada uma comissão formada por seis concursados e dois representantes do sindicato, juntamente com representantes do banco.
Após algumas horas de reunião, o BB decidiu excluir o estado de Sergipe do edital para o próximo concurso, a ser realizado ainda este ano; a decisão amplia a vigência do concurso em mais dois anos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Atletas de kickboxing de Sergipe precisam de apoio para representar o estado em campeonato nacional

Entrevista com a Secretária de Saúde de Aracaju, Débora Leite

Márcio Macedo deixa Secretaria Geral e Lula anuncia Boulos como Ministro

Quatro homens foram presos por usar dinheiro falso no município de Ilha das Flores

Acusados pela morte do comerciante Valdione Moura enfrentam júri
Mais acessadas
Mulher é presa em flagrante por tráfico de drogas em Campo do Brito
PasseiMed vai promover “Sessão da Aprovação” gratuita com revisão para o Enem em Aracaju
Passeio Ciclístico Cidade Mãe será realizado neste domingo (26) em São Cristóvão
Simpósio e apresentações artísticas celebram 70 anos do Teatro Atheneu
Flamengo vence o Palmeiras no Maracanã e se aproxima de liderança
Mais notícias
-
1 hora, 36 minutos Ataque de abelhas na zona rural de Graccho Cardoso deixa vítimas com quadro alérgico grave
-
2 horas, 36 minutos Academia é interditada em Poço Redondo durante fiscalização
-
2 horas, 55 minutos Passeio Ciclístico Cidade Mãe será realizado neste domingo (26) em São Cristóvão