Sindicalistas fazem manifestação em frente a BB

José Souza (Foto: Carlos Augusto)
O Sindicado dos Bancários de Sergipe fez manifestação pública na tarde de hoje, 9, em frente à agencia do Banco do Brasil da praça General Valadão. Isto porque no concurso mais recente, realizado pela instituição (no ano de 2007 para cadastro reserva), só foram chamados até o momento, 28 pessoas, sendo cinco para a capital (2 desistentes) e 23 para o interior (5 desistências).
Contudo, o que desagradava sindicato e concursados, era o fato de a prova, originalmente com vigência de dois anos, já estar por perder a validade e a instituição financeira anunciar outro concurso ainda para este ano - inclusive com vagas para Sergipe - desconsiderando os aprovados do exame anterior.
"Não tem cabimento um banco oficial, federal estar dando este tipo de exemplo, meio que enganando a população; a juventude que se prepara, investe dinheiro, investe tempo, é aprovado no concurso e vê o tempo passar e não ser convocado", desabafou o presidente do sindicado, José Souza.
Ainda de acordo com ele, a assessoria jurídica do Sindicato dos Bancários entrou com uma ação no Ministério Público do Trabalho, no dia 17 de fevereiro, com o objetivo de expor a situação, e solicitar do órgão, a devida apuração do caso.
Insegurança
Entre os manifestantes, o clima de insatisfação e o medo eram tamanho, que apenas dois aprovados concordaram em conceder pequenos depoimentos, desde que tivessem suas identidades preservadas e que suas imagens não fossem divulgadas. Para o jovem de 28 anos, formado em Ciências Contábeis, a sensação de impotência cresce dia após dia. "Nós nos sentimos injustiçados por sabermos que existe a necessidade de pessoal no banco, e o banco despreza esta realidade [de contratar pessoas aprovadas]", disse.
"Já estou convencido de que a realização do concurso é para angariar fundos para as instituições e não é realmente sério, porque se realizar concurso para cadastro reserva, sem informar número de vagas; a real disponibilidade de vagas nas instituições... então, pra mim, é uma forma lícita de arrecadar dinheiro", desabafou outro concursado, 45 anos e trabalhador do ramo de arrendamento mercantil.
Resolução
A manifestação foi escolhida para hoje porque já havia sido marcada, previamente, uma audiência na superintendência estadual com a gerência regional de pessoas. Após demonstração pública da situação vivida pelos aprovados no concurso, foi montada uma comissão formada por seis concursados e dois representantes do sindicato, juntamente com representantes do banco.
Após algumas horas de reunião, o BB decidiu excluir o estado de Sergipe do edital para o próximo concurso, a ser realizado ainda este ano; a decisão amplia a vigência do concurso em mais dois anos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Semana nacional de trânsito: realização do primeiro congresso de educação para mobilidade urbana

Prêmio Pipiri 2025: homenagem para quem luta para garantir os direitos das pessoas com deficiência

Direto de Brasília 16/09/25 - Projeto da anistia

Prazo para adesão ao PODE, foi prorrogado até o dia 30 de novembro

Prefeitura de Aracaju quer redução temporária da tarifa de água para os consumidores afetados
Mais acessadas
Trio suspeito de matar ex-jogador em Umbaúba é preso na Paraíba
Ginastas sergipanas conquistam ouro por equipes no Sul-Americano de Ginástica Rítmica
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Ex-delegado-geral de São Paulo é executado a tiros em Praia Grande
Mais notícias
-
15 horas, 37 minutos Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
-
17 horas, 50 minutos Caso Lael: Investigação aponta motorista do Samu como responsável por fotos vazadas da médica
-
18 horas, 40 minutos Adolescente desaparecida é apreendida com quase 17 kg de drogas em Socorro