MPF investiga se PRF esconde informações sobre processos de policiais envolvidos no caso Genivaldo

Nesta quinta-feira (23), o Ministério Público em Sergipe divulgou que abriu uma investigação para apurar se a Polícia Rodoviária Federal (PRF) esconde informações sobre os procedimentos administrativos dos agentes envolvidos na morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, em Umbaúba, Sergipe.
A ação foi iniciada após um site jornalístico solicitar as informações, que são consideradas de interesse público, e a PRF negar. Segundo a corporação, a justificativa seria por se tratar de "informações pessoais", que neste caso permite um sigilo por 100 anos. No entanto, o MPF entende que a medida pode ser usada como obstáculo e contraria a Lei de Acesso à Informação e a Constituição.
Nomes de policiais envolvidos em abordagem que vitimou Genivaldo são divulgados
"O MPF destaca que a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) define como informação pessoal 'aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável'. Já a Controladoria Geral da União, em manual sobre a aplicação da lei, esclarece que 'não é toda e qualquer informação pessoal que está sob proteção. As informações pessoais que devem ser protegidas são aquelas que se referem à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem'."
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

SMTT orienta condutores para as regras de transito em rotatórias

Projeto avança com abertura de propostas para operação de plataformas FPSO

Sergipe prepara programação especial para aniversário de 116 anos

Secretário Luiz Roberto permanece internado em hospital de Aracaju
