Polícia Federal solicita adiamento para concluir inquérito da morte de Genivaldo Santos
A vítima morreu asfixiado com gás lacrimogêneo após ser trancado no porta-malas de uma viatura da PRF. Vídeos flagraram toda a abordagem.

Nesta terça-feira (21), a Polícia Federal solicitou ao Ministério Público Federal a prorrogação do prazo para concluir o inquérito da morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal na BR-101, em Umbaúba (SE), no dia 25 de maio. O adiamento é de 30 dias.
A corporação está aguardando a apresentação de laudos periciais requisitados ao Instituto Médico Legal e à Diretoria Técnico-Científica da PF, que são "indispensáveis para a finalização da investigação".
Genivaldo foi abordado por conduzir uma moto sem uso de capacete. Apesar de imobilizado, vídeos mostram ele sendo trancado no porta-malas de uma viatura da PRF e obrigado a inalar gás lacrimogêneo. A causa da morte, emitida pelo IML, apontou asfixia e insuficiência respiratória aguda.
Três agentes envolvidos na ação foram identificados e afastados das funções. Eles também prestaram depoimento à PF, além de outros dois agentes que assinaram o boletim de ocorrência, mas não participaram da abordagem. Em nota, o PRF havia afirmado que não compactua com as medidas adotadas pelos policiais.
Pedido de prisão
A Justiça Federal em Sergipe negou o pedido de prisão dos três policiais rodoviários federal. A solicitação foi feita pela defesa da família da vítima, que alegou suspeita de fraude processual.
A decisão considera que pedido de prisão preventiva dos agentes só deve ser solicitado pela autoridade policial e Ministério Público Federal (MPF).
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital da Criança vem registrando aumento do número de casos graves de síndromes gripais

Sergipe registra recorde histórico de empregos com carteira assinada em maio

Sebrae e a prefeitura realizam inauguração da sala do empreendedor Francisco Pimentel Franco

Direto de Brasília 01/07/25
