Mais de 1.800 trotes foram registrados pela Central de Urgência entre janeiro e março de 2025
SES alerta que chamadas falsas comprometem atendimentos reais e colocam vidas em risco
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta a população sobre os riscos causados pelos trotes. Entre os meses de janeiro e março de 2025, foram registradas 80.426 ligações à Central de Regulação de Urgência (CRU), das quais 1.872 foram trotes, o que corresponde a 2,33% do total.
É importante ressaltar que, quando uma equipe é mobilizada para atender a uma ocorrência falsa, ela deixa de estar disponível para socorrer quem realmente precisa de atendimento naquele momento.
“A cada minuto perdido com um trote, um atendimento real está sendo prejudicado. Trotes não são brincadeira, são crimes que colocam vidas em risco. Cada ligação deve ser feita com responsabilidade e consciência. Então, deixo uma orientação: ensine seus filhos, converse com seus amigos e ajude a espalhar essa ideia de salvar vidas”, destacou a gerente médica da Central de Regulação das Urgências (CRU), Andréa Bastos.
O Samu 192 Sergipe é acionado pela CRU, que conta com sete Telefonistas Auxiliares de Regulação Médica (TARMs) e seis médicos reguladores por plantão. Os telefonistas realizam o primeiro atendimento e fazem a triagem inicial, identificando possíveis trotes. Em seguida, a ligação é transferida para o médico regulador, responsável por decidir se o envio do socorro é necessário.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 12/12/25 - Entrevista com a deputada federal Yandra Moura do União Brasil
Prefeitura de Aracaju finaliza obras das avenidas Juscelino Kubitschek e Visconde de Maracajú
Secretário Especial da Assembleia Legislativa de Sergipe, Deoclécio Vieira Filho, morreu aos 90 anos
Festival seleciona projetos sustentáveis na rede estadual