Caso Ilzver: Justiça determina posse de professor após passar em concurso na UFS

Por redação Portal A8SE 04/03/2023 11h16
Caso Ilzver: Justiça determina posse de professor após passar em concurso na UFS

Ilzver Matos é formado em Direito pela Universidade Federal do Sergipe (UFS) e tem doutorado pela PUC/RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). Desde 2019, quando passou em um concurso para professor na UFS com base na Lei de Cotas, ele luta para ser nomeado. Finalmente, a Justiça determinou que a instituição realize a posse.

Matos é candomblecista, ativista do movimento negro e dos direitos humanos. Através das redes sociais e da imprensa, o caso ganhou repercussão nacional. Durante os anos, ele travou o desafio para ocupar a vaga que conquistou através do certame. Na ampla concorrência, Ilzver ficou na segunda colocação, no entanto, com a Lei de Cotas, ele passou a ocupar o primeiro lugar, mas não conseguiu assumir o cargo de professor da UFS.

Em 2022, a justiça determinou que a UFS nomeasse Ilzver após um processo seletivo interno. “A UFS concluiu esse processo e sobrou uma vaga. A juíza disse que sobrando a vaga, eu deveria ser nomeado e foi feito”, explicou. Agora, Ilzver aguarda a posse, que deve ter o prazo de 30 dias para assumir.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp