Livro discute período após o parto e a diversidade de sentimentos
Parte do valor da venda do livro será doado a Zefa da Guia, parteira de mais de 60 anos que mora na comunidade quilombola Serra da Guia, no município Poço Redondo (SE).
‘Olhares sobre o puerpério', organizado por Graziela Gatto, Tamyres Lima e Vivian Reis, é um livro que reúne vivências ocorridas no puerpério, o período vivenciado após a experiência do parto, e discute a complexa diversidade de sentimentos provocadas por ele. O novo livro é um lançamento da Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise).
Parte do valor da venda do livro será doado a Zefa da Guia, parteira de mais de 60 anos que mora na comunidade quilombola Serra da Guia, no município de Poço Redondo (SE). A doação visa valorizar a atuação e o trabalho exercido pela profissional na área da saúde, que representa a tradição de parteira.
Segundo a psicóloga Graziela Gatto, o livro traz uma coletânea de histórias de homens e mulheres a partir de suas vivências com o parto. “Temas como nascimentos e renascimentos, fertilização, adoção, depressão pós-parto, luto gestacional, mães de filhos com necessidades especiais nos convidam a olhar empaticamente para o puerpério”, destaca.
A ideia do livro surgiu durante as reuniões das rodas prenhas e paridas, evento organizado pelas doulas Rainá Burmann e Tamyres Lima nos anos de 2017 a 2019. O relatos retratam situações diversas, desde a experiência com partos normais e cesáreos até assuntos como paternidade solo, adoção, casais, situações inusitadas e sentimentos conflituosos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
A capital sergipana está recebendo o trigésimo terceiro Congresso Brasileiro de Microbiologia
Sergipe está sendo cenário de gravações de um filme longa metragem
5ª etapa do campeonato sergipano de kart foi realizado na orla de Atalaia durante o fim de semana
Direto de Brasília 21/10/25