Após ter candidatura negada, Valmir de Francisquinho anuncia permanência na disputa ao Governo de Sergipe

Registro da candidatura foi indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, mas defesa conquistou direito de dar continuidade à campanha eleitoral.

Por Carolina de Morais, Portal A8SE 12/09/2022 11h16
Após ter candidatura negada, Valmir de Francisquinho anuncia permanência na disputa ao Governo de Sergipe

O candidato ao Governo de Sergipe, Valmir de Francisquinho (PL), anunciou sua permanência na disputa eleitoral durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (12). A confirmação foi dada após o registro da candidatura ser indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe.

Apesar da decisão judicial, Valmir conquistou o direito de continuar participando de atos de campanha e usar recursos do fundo eleitoral. A defesa pretende recorrer até a última instância junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo o advogado Evânio Moura, o nome e a foto do candidato irão aparecer nas urnas eletrônicas no dia da eleição. "Os votos serão computados normalmente. Caso a reversão judicial não acontecer até o dia 2 de outubro, [eles] não serão divulgados", disse.

Entenda o caso

Valmir foi julgado por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2018. Na época, ele era prefeito de Itabaiana e teria participado de forma "excessiva" da campanha do filho, que era candidato a deputado estadual e também teve o mandato cassado.

No mês de agosto, o ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF) indeferiu um pedido de liminar impetrado pela defesa para suspender a decisão do TSE. A negativa ocorreu pois o acordão ainda não havia sido publicado.

A defesa recorreu a decisão após publicação do documento na semana passada, mas a decisão foi matida.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp