Vacina contra a dengue: Governo anuncia imunizante 100% nacional no SUS em 2026

A partir do ano que vem, serão ofertadas 60 milhões de doses

Por Redação Portal A8SE e Agência Brasil 25/02/2025 16h50
Vacina contra a dengue: Governo anuncia imunizante 100% nacional no SUS em 2026

Foi anunciado nesta terça-feira (25), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a produção em larga escala da primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue.

De acordo com o comunicado, a previsão é que, a partir de 2026, sejam ofertadas 60 milhões de doses anuais, com possibilidade de ampliação do quantitativo conforme demanda e capacidade produtiva.

A partir de uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics, a produção em larga escala da vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue se dará por meio do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local do Ministério da Saúde, já aprovado e em fase final de desenvolvimento tecnológico.

O investimento, segundo Nísia, é de R$1,26 bilhão. Também estão previstos R$ 68 milhões em estudos clínicos para ampliar a faixa etária a ser imunizada e incluir idosos, além de avaliar a coadministração da dose contra a dengue com a vacina contra o Chikungunya, também desenvolvida pelo Instituto Butantan.

Prevenção

Ainda de acordo com o governo federal, a vacina segue como prioridade no enfrentamento à dengue no país. Entretanto, até que a vacinação em massa aconteça, a orientação é manter o reforço de ações de prevenção, vigilância e preparação da rede de assistência, visando evitar mortes.

Dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses indicam que, em 2025, o Brasil registra 401.408 casos prováveis de dengue e 160 óbitos confirmados pela doença, além de 387 em investigação. O coeficiente de incidência, neste momento, é de 188,8 casos para cada 100 mil habitantes.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp