Gasto médio do brasileiro com presentes para o Dia das Mães cresce 3,5% em 2025
O levantamento foi elaborado em duas etapas

O gasto médio do brasileiro com presentes para o Dia das Mães nos pequenos negócios deve chegar a R$ 298,20 em 2025, segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O valor, já ajustado pela inflação, representa um aumento de 3,5% em relação ao ano passado.
O estudo indica que os consumidores pretendem investir principalmente em cosméticos (47%), vestuário (41%), chocolates (35%), flores (35%) e bijuterias e acessórios (27%). A pesquisa, que consultou consumidores entre 26 de março e 8 de abril deste ano, mostra que a maioria (59%) pretende gastar mais com presentes nesta data em comparação a 2024.
Por outro lado, 24% planejam manter o nível de gasto e 16% devem reduzir as despesas. Apenas 1% dos entrevistados afirmou não ter feito compras para a data no ano passado. Especialistas destacam que o aumento real de 3,5% nos gastos é um indicativo de recuperação econômica, embora ainda existam desafios, como a pressão sobre os preços de itens alimentícios.
O levantamento foi elaborado em duas etapas: uma consulta a consumidores feita pelo Instituto Consulting do Brasil, por e-mail, e uma sondagem com empreendedores, conduzida por telefone pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Julho Verde: Câncer de cabeça e pescoço é o 5º mais incidente no Brasil

'Segundona do Turista' atrai sergipanos e moradores no último dia do mês junho

Mutirão de negociação do Serasa é prorrogado até o dia 11 de julho

Confira os destaques policiais nesta terça-feira (01/07)
