Seleção Brasileira Feminina estréia neste sábado no Pan
Neste sábado serão realizadas as provas femininas por equipe e no domingo serão disputadas as finais

Finalmente, os sergipanos tiveram a oportunidade de ver a Seleção Brasileira em ação, no Campeonato Pan-americano Juvenil de Ginástica, que se realiza em Aracaju, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, até o próximo domingo.
Depois de mais de uma semana de treinos intensivos e exaustivos, a seleção masculina estreou na tarde desta sexta-feira 6 e arrancou aplausos do público presente.
Enquanto isso, a equipe feminina do Brasil fez, na manhã desta sexta-feira, os últimos ajustes para estrear neste sábado, na competição que é classificatória para a Olimpíada da Juventude, que será disputada em julho de 2010, em Cingapura.
Na sexta-feira aconteceram as provas masculinas por equipe, neste sábado serão realizadas as provas femininas também por equipe e domingo serão disputadas as finais, tanto no masculino como no feminino.
EXPECTATIVA
Segundo a técnica do Brasil, Viviane Cardoso, a equipe está bem preparada para a estréia. "Estamos bem. Ainda TEMOS algumas falhas, principalmente nas paralelas assimétricas, mas, nos outros aparelhos está tudo saindo muito bem. Estamos com bom ritmo para entrar na competição", disse Viviane.
A treinadora acredita que, apesar de novas, as ginastas do Brasil estão prontas para a competição. "São meninas novas, mas que já tem alguma experiência e estão agüentando bem a pressão. A categoria juvenil é tão rígida quanto a adulta e elas precisam se acostumar a essa nova situação", explicou Viviane Cardoso.
Para Anna Caroline Cardoso, a mais velha do grupo, com 15 anos, a função na Seleção passa a ser também de liderança. "Sendo um pouco mais experiente que as outras meninas, apesar da pouca diferença de idade, procuro incentivar e ajudar passando calma e dando força sempre que elas precisam", comentou Anna, que é ginasta da Apcef, do Paraná.
Harumi de Freitas, de 14 anos, que treina no mesmo clube que Anna, conta seu método para driblar o nervosismo na véspera da competição. "Temos que evitar a ansiedade pensando no treino, em tudo que a gente faz e concentrar o máximo possível no que precisamos fazer na hora do campeonato", explicou a ginasta.
Um dos principais destaques da Seleção Brasileira Feminina Juvenil, Letícia Costa, de 14 anos, não esconde a ansiedade. "Sempre bate o nervosismo antes do campeonato, mas temos que ter concentração e tentar fazer, na competição, o mesmo que estamos treinando", disse Letícia, ginasta do Flamengo, do Rio.
E o nervosismo é geral. Nadhine Ourives, de 14 anos, também admite uma certa angústia. "Estou um pouco nervosa, mas feliz por estar aqui e espero dar tudo de mim, para conseguir um bom resultado na competição. Vamos tentar cravar tudo, porque temos chances de pódio", concluiu Nadhine.
COMPETIÇÃO
O Brasil está no mesmo grupo que Colômbia, Canadá e Argentina e as quatro seleções, que pertencem à subdivisão 3, começam o sábado com o aquecimento a partir das 12h10. A competição desse grupo terá início às 13h40, no Ginásio Constâncio Vieira.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

O cardeal americano, Robert Prevost é o sucessor do papa Francisco, ele adotou o nome de Leão XIV

Ministério do trabalho está regulamentando o trabalho em feriados e domingos no comércio

Prefeitura de Aracaju anuncia abertura da licitação para obras no Largo da Aparecida
