Prefeitos, Secretários e Gestores participam de Fórum
Mais de 60 representantes de 42 prefeituras municipais, 12 presidentes de federações esportivas, vários prefeitos, entre eles Dona Ana, de Arauá e José Antonio Silva, o Zé de Bar, de Pedrinhas, participaram nesta terça-feira, do II Fórum de Secretários e Gestores Municipais de Esporte e Lazer

Mais de 60 representantes de 42 prefeituras municipais, 12 presidentes de federações esportivas, vários prefeitos, entre eles Dona Ana, de Arauá e José Antonio Silva, o Zé de Bar, de Pedrinhas, participaram nesta terça-feira, do II Fórum de Secretários e Gestores Municipais de Esporte e Lazer do Estado de Sergipe. O evento aconteceu no auditório do Hotel D`Burguês, na Coroa do Meio.
O Assessor Especial de Governo, Cezário Silva, como representante do governador Marcelo Déda abriu a solenidade, deu boas vindas aos participantes e parabenizou o secretário do Esporte e do Lazer, Mauricio Pimentel, pela realização do evento, que pela segunda vez reúne profissionais e técnicos ligados ao esporte, em todo o Estado de Sergipe.
Mostrar aos prefeitos, secretários e gestores municipais de Esporte e Lazer, o modelo de gestão da SEEL, foi um dos objetivos do evento e isso ficou evidenciado, na palestra do secretário Mauricio Pimentel que teve como tema "Unificando a Gestão Esportiva".
Durante 1h15 min., o secretário Mauricio Pimentel discorreu sobre o modelo de gestão aplicado na SEEL, falou sobre as dificuldades enfrentadas, mas destacou o sucesso obtido em 5 meses de trabalho.
- Nesse período, conseguimos mudar a cara do esporte sergipano. Fizemos um planejamento e em cima desse planejamento, que teve como pilares, investimentos na infra-estrutura básica, nos eventos esportivos de destaque e na inclusão social, desenvolvemos o nosso trabalho, contando como apoio de todo equipe da SEEL. "Só conseguimos alcançar nossos objetivos, porque acreditamos que o esporte é um instrumento essencial de mudanças na sociedade e estamos conseguindo essas mudanças", disse Pimentel.
O secretário disse ainda, que estava ali para passar sua experiência e esperava que cada um dos os gestores ali presentes, levasse para o seu município, esse modelo de gestão, que além de incentivar o esporte em todas as suas vertentes, desenvolve uma parte do seu trabalho na área social. "Vocês podem fazer isso. E assim fazendo estarão promovendo condições para melhorar a qualidade de vida da população, contribuindo para tirar as crianças das ruas, do caminho das drogas", disse.
Na segunda parte do Fórum, o Gerente Geral de Esportes da SEEL, Gilvan Costa Cavalcante e o secretário Maurício Pimentel fizeram a apresentação e lançamento dos Jogos Abertos da Interior - 2009 (JAI`s 2009), que começam no dia 1 de agosto e se encerram no dia 13 de dezembro.
Doze modalidades esportivas estarão em disputas como atletismo, basquete, ciclismo, corrida de argola, dama, dominó, futsal, futebol, handebol, natação, voleibol e xadrez. Algumas delas, como o futsal, o handebol e a natação, com competições no masculino e no feminino.
Gilvan Costa solicitou a participação de todos os municípios no evento. "Nos últimos jogos, em 2007 contamos com a participação de 52 municípios. O evento foi um sucesso. Espero que este ano, o número seja bem maior. Aumentamos as modalidades. Sugerimos que cada um dos gestores aqui presente, convoque seus munícipes. Qual a cidade que não tem um praticante de dominó, de dama, de xadrez? O que falta é cada gestor mobilizar a população, para participar do evento. Cada um vai querer representar a sua cidade na competição", disse Gilvan Costa.
O diretor de Inclusão Social da SEEL, Max Prejuízo mostrou um vídeo com as atividades desenvolvidas pela sua diretoria, destacando convênios assinados com a Universidade Federal de Sergipe e com a Faculdade Pio Décimo, para desenvolver ações e atividades na área social, tendo como base o esporte." Ou seja, estamos implantando com excelentes resultados, um trabalho de inclusão social, através do esporte", lembrou Max Prejuízo.
Outro projeto lançado pela SEEL no Fórum desta terça-feira foi o "Vida Alegre". Faz parte das ações da diretoria de Inclusão Social e tem como objetivo, incentivar o crescimento de várias modalidades esportivas, através de parcerias com as prefeituras municipais, ampliando e desenvolvendo atividades, para garantir o acesso da população à todas as modalidades esportivas.
O projeto "Vida Alegre" pretende formar 50 mil novos atletas, nos 75 municípios sergipanos, fornecendo mão de obra para 750 profissionais. É um modelo de parceria que envolve a SEEL, no fornecimento da infra-estrutura básica, as prefeituras, que fornecerão a mão de obra especializada e as federações esportivas, que trabalharão na orientação e fiscalização de cada modalidade.
Encerrando o Fórum, professor Ailton Menezes falou sobre o Atlas Esportivo de Sergipe, uma ferramenta importante para identificação e solução de problemas nessa área. Ailton e solicitou o apoio de todos os gestores na coleta e informação dos dados, para que o projeto sai da virtualidade e tenha a sua versão impressa.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

O cardeal americano, Robert Prevost é o sucessor do papa Francisco, ele adotou o nome de Leão XIV

Ministério do trabalho está regulamentando o trabalho em feriados e domingos no comércio

Prefeitura de Aracaju anuncia abertura da licitação para obras no Largo da Aparecida
