Aracaju vai disponibilizar doses da vacina Pneumo 23 aos profissionais de saúde

Atendendo a demanda do Ministério da Saúde para as capitais do país, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibilizará para as unidades hospitalares públicas e particulares da capital, doses da vacina Pneumo 23. Conforme orienta o Ofício nº 337/2020 do Ministério, as doses serão destinadas aos profissionais de saúde dos hospitais, diante da “constante exposição a doenças infecciosas e muitas delas imunopreveníveis”.
A vacina pneumocócica 23 não previne a covid-19, pois age contra doenças provocadas pela bactéria pneumococo, como pneumonias e meningites.
“O município de Aracaju encaminhou ofícios para as instituições, solicitando a lista com os dados desses profissionais, para que a gente pudesse organizar logisticamente com se dará a liberação dessas doses. Já temos as listas de todas essas instituições hospitalares, públicas e privadas, e estamos entrando em contato com eles para pactuar a dispensação das doses e as orientações técnicas sobre a vacina”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Ilziney Simões.
Ainda de acordo com a coordenadora, a vacinação será destinada aos profissionais com 50 anos ou mais, que estão atuando na linha de frente da covid-19. Pela devolutiva dos ofícios enviados às unidades, serão imunizados cerca de mil profissionais.
“O hospital vai receber as doses, realizar a vacinação e depois vai nos confirmar quais foram os profissionais que receberam a vacina. Com essas informações, faremos a inserção dos dados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações”, ressaltou Ilziney.
Pneumo 23
A vacina Pneumocócica 23 foi criada e é disponibilizada pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), destinada a grupos específicos.
“Por ela ser especial, não é ofertada nas nossas Unidades Básicas de Saúde. O indivíduo precisa apresentar um relatório, com a descrição das suas condições de saúde e que justifique o uso da vacina. Mas nesse momento, o Ministério da Saúde solicitou que aplicássemos nesses profissionais com 50 anos ou mais, de forma temporária. Ela não é uma vacinação que irá se tornar de rotina”, alertou a coordenadora do Programa de Imunização.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Mais notícias
-
15 horas, 11 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
18 horas, 35 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
18 horas, 57 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe