TestAju prioriza bairros que ainda registram aumento no número de casos de Covid-19
Apesar de o número de casos de covid-19, na capital, estar em queda, como pode ser observado a partir da análise da média móvel de novos casos registrados, internações e óbitos, conforme os boletins epidemiológicos da Prefeitura de Aracaju, divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), alguns bairros da cidade continuam apresentando aumento nos índices diários e taxa de letalidade.
O Bugio, na zona norte da cidade, por exemplo, é o único que registrou aumento no número de casos diários registrados no período pós-pico, 40%, levando-se em consideração a média móvel registrada entre os dias 30 de julho e 13 de agosto.
Os bairros Cirurgia, Jardim Centenário, Ponto Novo e o próprio Bugio apresentaram, neste mesmo período, um aumento na taxa de letalidade do vírus, com mais óbitos registrados em comparação com as semanas anteriores, inclusive em relação ao pico da pandemia, na cidade.
Desta forma, esses locais estão sendo acompanhados com maior atenção pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde, para que acompanhem o mais rápido possível a tendência de redução registrada nas demais localidades da cidade.
Esse trabalho está sendo reforçado pelo programa TestAju, que consiste na visita de quatro bairros por semana, escolhidas via mapeamento feito pelos agentes comunitários de saúde, levando em consideração as médias móveis, como explica o secretário-adjunto da Saúde de Aracaju, Carlos Noronha.
"Estes servidores realizam os testes RT-PCR para detectar, ainda nos bairros, pessoas que portam o vírus, até mesmo as assintomáticas, para que se possa fazer o isolamento e reduzir as chances de transmissão”, afirma.
Com esse monitoramento intensificado, a expectativa é que todas as regiões da capital sigam a tendência de redução do pós-pico. No entanto, a população dos bairros que já registram reduções devem manter os cuidados sanitários, uma vez que a pandemia ainda não acabou.
Mais vídeos
Natal; o verdadeiro significado dessa data tão especial que celebra o nascimento do menino Jesus
Quem vai viajar neste período de férias precisa ficar atento para evitar transtornos
Filarmônica Nossa Senhora da Conceição do município de Itabaiana completa 280 anos de história
Número de acidentes envolvendo motocicletas continuam a chamar atenção
Natal e Ano Novo; para uma parcela da população essas datas são dias normais na rotina de trabalho
Mais acessadas
Lei garante mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
Bolsonaro é internado para cirurgia de hérnia inguinal em Brasília
Secretaria da Fazenda intensifica fiscalizações em rodovias sergipanas neste final de ano
Suspeito de tráfico de drogas em Monte Alegre é preso
Últimos dias para inscrições na II Mostra Travessias: Cinema–Educação em Sergipe
Mais notícias
-
6 horas, 17 minutos Trabalhadores dos Correios entram em greve em Sergipe após rejeição de proposta no TST; estatal mantém atendimento
-
7 horas, 46 minutos Compras de última hora movimentam o centro de Aracaju na véspera de Natal
-
8 horas, 21 minutos Carro capota após bater em ponte na SE-270, em Simão Dias; motorista fica ferido