Alterações na lei sobre licenciamento ambiental beneficia produtores
A Lei 8.734/2020, que dispõe sobre as adequações no licenciamento ambiental em Sergipe, foi publicada no Diário Oficial do Estado. A lei beneficia os pequenos e médios produtores sergipanos.
As principais adequações com a nova lei são: enquadra a atividade agropecuária como de baixo e médio Potencial Poluidor-Degradador (PPD), adequa a classificação do porte dos empreendimentos agropecuários e possibilita a dispensa de licenciamento para empreendimentos de pequeno porte.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe – Faese, Ivan Sobral, destaca a importância da lei para os produtores rurais. “A aprovação desta lei reflete uma modernização e adequação da classificação do porte e do PPD e melhora a condição do produtor rural ao trazer segurança jurídica, principalmente, perante os agentes financeiros”.
A Federação da Agricultura apresentou um estudo propondo as alterações à lei de licenciamento ambiental com o apoio do deputado estadual Zezinho Sobral e do deputado Luciano Bispo. Foi proposto o Projeto de Lei 202/2020 que foi votado e aprovado na Assembleia Legislativa de Sergipe - Alese.
A nova legislação foi elaborada e aprovada para ampliar o elenco dos mecanismos, ferramentas e alternativas, principalmente, de financiamento à disposição do produtor rural com objetivo final de obter crédito para a continuidade ou ampliação da sua atividade.
A Lei 8.734/2020 traz uma solicitação antiga dos produtores que era o reenquadramento das principais atividades agropecuárias como de baixo e médio potencial poluidor. Outra adaptação é quanto à classificação do porte dos empreendimentos agropecuários. Houve uma melhor definição entre pequenos e médios empreendimentos.
A terceira adequação possibilita a dispensa de licenciamento para empreendimentos enquadrados como micro e viabiliza o licenciamento ambiental para os pequenos empreendimentos e considerados de baixo ou médio Potencial Poluidor – Degradador (PPD).
Com a nova lei, os custeios agrícolas com até 300 hectares serão dispensados de licenciamento ambiental, mas o produtor fará uma autodeclaração da atividade e área cultivada. A partir de 300 hectares deixa de ser licença única e passa a ser simplificada. Isso traz de benefício para o produtor a redução dos valores pagos com relação às taxas.
Desafios
Para a Federação da Agricultura e Pecuária, a legislação ambiental para a atividade agropecuária, em Sergipe, ainda é muito exigente. Novos estudos e pesquisas estão em andamento e, em breve, será apresentada à Adema uma proposta que represente a realidade do novo agro e que garanta o equilíbrio entre meio ambiente e produção de alimentos.
“Estas alterações além de refletirem a realidade, traz a garantia de financiamentos pelos agentes financeiros. As atividades enquadradas como médio PPD não poderiam ser dispensadas de licenciamento ambiental, e com este reenquadramento muitos pequenos produtores passam a ser beneficiados”, afirma o presidente Ivan Sobral.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
O ano de 2026 começa com muitas perspectivas; muitas delas no mercado de trabalho
Em 2025, foram quase 900 animais recolhidos para o centro de apreensões da Emsurb -
Associação Desportiva Confiança está em processo de escolha dos seus representantes da SAF do clube
Sergipe fecha 2025 com mercado de trabalho aquecido, com recorde de geração de empregos formais
Especialistas defendem principalmente o planejamento e a negociação para evitar o endividamento
Mais acessadas
Adesão ao Refis de ICMS termina nesta terça-feira (30)
EUA anunciam controle da Venezuela após captura de Maduro e ação militar gera reação internacional
Bolsonaro recebe alta hospitalar após cirurgia e volta a cumprir pena na PF
Veículo pega fogo na SE-065 em São Cristóvão e mobiliza Corpo de Bombeiros
Transferência interna nas escolas da Rede Municipal de Aracaju começa nesta segunda (5)
Mais notícias
-
4 horas, 29 minutos Ventania derruba estruturas e causa prejuízos em cidades do interior de Sergipe
-
7 horas, 50 minutos Município de Laranjeiras sedia 51º Encontro Cultural; confira as atrações
-
8 horas, 42 minutos Transferência interna nas escolas da Rede Municipal de Aracaju começa nesta segunda (5)