Sebrae orienta bares e restaurantes para retomada das atividades
A primeira cartilha disponível no Portal (https://bit.ly/2DWCiSW) ensina os empresários a implantar um serviço de delivery na era digital. O conteúdo oferece orientações sobre estratégia comercial e reforça a importância de aspectos como embalagens, formas de pagamento, plataformas de aquisição de pedidos, sistema de entrega, comunicação, promoção e pós-implantação.
A cartilha detalha, por exemplo, que nesse momento em que as famílias estão confinadas em casa, o empresário precisa pensar em compor ofertas que atendam a mais de uma pessoa. Além disso, é fundamental deixar claro a quantidade de clientes que cada produto atende e pensar de que forma o alimento será servido na casa do consumidor.
A segunda cartilha esclarece os donos de pequenos negócios sobre como otimizar os processos para alcançar melhores resultados. Entre as informações está a de que o consumo de alimentos preparados fora do lar não vai parar com o fim da pandemia, mas todo o processo de produção da comida precisa ser revisto. A cartilha aborda três aspectos primordiais: produtos e receitas, processos e pessoas.
O documento observa, entre outras sugestões, que uma das formas de otimizar o negócio é diminuir a diversidade de produtos e trabalhar com “especialidades da casa”, oferecendo de duas a três opções de pratos que serão incentivados nos aplicativos e outros canais de vendas.
Na série, os empresários são apresentados às diferentes modalidades de consumo que podem ser implementadas no estabelecimento, desde o tradicional delivery (entrega), até novos sistemas como o grab´n go (pega o produto e leva). As cartilhas ensinam que o grab’n go está se tornando mais comum e a situação de distanciamento social deve acelerar o processo de adaptação dos conceitos para este modelo de atendimento.
A quarta cartilha trata sobre como superar os desafios para a retomada do negócio. O conteúdo discute questões como qual o momento de reabrir a empresa, quais os cuidados necessários com a equipe, quais as adaptações recomendadas pelos protocolos operacionais, a possibilidade de estabelecer parcerias com fornecedores e o poder da colaboração
Neste documento, o empresário aprende que se sua venda no restaurante – antes da pandemia – era 100%; na nova realidade, a venda presencial talvez venha a representar apenas 60% do resultado. O restante do faturamento deverá vir de modalidades como delivery, grab’n go, catering, vendas de kits, eventos, dentre outras alternativas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
TJSE promove a Semana Nacional de Conciliação
Sergipe tem segundo maior crescimento do Brasil no número de trabalhadores com carteira assinada
Castanha de Caju: patrimônio cultural e imaterial de Sergipe
Suspeito de matar o próprio irmão em Nossa Senhora do Socorro é preso em Alagoas
Emsurb realiza vistoria no beco dos cocos local que também vai receber os vendedores ambulantes
Mais acessadas
Governo oferta mais de mil vagas de emprego na plataforma GO Sergipe
“Te Amo Aracaju”: TV Atalaia encerra o Circuito de Corridas 2025 com sucesso e já na expectativa para 2026
Operação Natal Seguro fiscaliza produtos durante Black Friday e festas de fim de ano em Sergipe
Museu da Gente Sergipana receberá 2ª Edição do Xirê Toré no dia 8 de novembro
Motociclista fica ferido após colisão na rodovia SE-245, entre Malhador e Riachuelo
Mais notícias
-
1 hora, 2 minutos Governo oferta mais de mil vagas de emprego na plataforma GO Sergipe
-
1 hora, 24 minutos Operação Natal Seguro fiscaliza produtos durante Black Friday e festas de fim de ano em Sergipe
-
2 horas, 53 minutos Motofest 2025 encerra com sucesso e arrecada mais de 22 toneladas de alimentos em Aracaju