MNSL mantém porta abertas 24h atendendo gestantes

Por SES 11/08/2020 15h31
MNSL mantém porta abertas 24h atendendo gestantes
SES

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), contabilizou de 7 a 9 de agosto, 96 atendimentos às usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 50 internamentos que resultaram em 33 partos e 46 pacientes receberam alta após avaliação ou foram liberadas para o pré-natal, é o que aponta a estatística do balanço da MNSL, divulgada nesta segunda-feira, 10.

A gerente de Admissão da MNSL Adhara Shuamme Bento Fraga, informou que as pacientes são recebidas por uma equipe multiprofissional, que inclui dois enfermeiros obstétricos por turno, auxiliares, técnicos de enfermagem, assim como residentes de enfermagem, obstetrícia e medicina.

Ao chegar à instituição, a gestante é encaminhada para a recepção onde requer a identificação, preenche a ficha e, em seguida, é atendida pela equipe de enfermagem. Após esse atendimento é classificada como risco habitual, risco de baixa complexidade, ou risco de alta complexidade, caracterizada pelos sinais, sintomas, exames e pelas queixas principais.
“A gestante passa, ainda, por testes de HIV, sífilis, entre outras infecções sexualmente transmissíveis. Conforme o protocolo da instituição, todas as usuárias admitidas na maternidade, de imediato realizam os testes”, observou a gerente da admissão.

Dados

De acordo com o relatório da unidade, no primeiro semestre de 2020, 8.166 pacientes foram atendidas, dessas, 3.527 admitidas e 4.639 não admitidas. “De janeiro a dezembro de 2019, foram atendidas 16.270 pacientes, destas, 6.878 pacientes internadas na instituição e 9.392 pacientes não admitidas e que por sua vez, chegaram até a unidade, tiveram o primeiro atendimento com a equipe de enfermagem obstétrica, passaram pela classificação de risco e lá foram caracterizadas, triadas como risco habitual, informou Adhara.

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, fica localizada na Avenida Tancredo Neves, nº5.700. O telefone para contato é o (79) 3222-8650.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: