MPF quer ouvir na Justiça autoridades e testemunhas sobre derramamento de óleo
O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal que sejam ouvidas diversas testemunhas no processo judicial que questiona a omissão da União em implementar o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional (PNC). O pedido foi protocolado nesta quinta-feira (30). O derramamento de óleo impactou principalmente nove estados da Região Nordeste.
O objetivo do pedido é questionar autoridades responsáveis pelo PNC e demais atores relevantes. Dessa forma, o MPF quer que sejam ouvidos pela Justiça integrantes da Marinha do Brasil, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiental e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que atuaram no Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), do PNC, desde 60 dias antes do derramamento do óleo até o momento atual.
O requerimento é para que as testemunhas sejam ouvidas preferencialmente de modo presencial assim que a superação da pandemia em curso (do novo coronavírus) o permitir. Mas, se a Justiça entender que as audiências devem ser em breve, as oitivas podem ocorrer de forma virtual.
O MPF pretende ouvir aqueles que atuaram na função de coordenador operacional do PNC. Também os profissionais do Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello, da Petrobras, que analisaram as amostras do óleo do incidente socioambiental.
“A avaliação do MPF permanece inalterada. A União não implementou o Plano Nacional de Contingência nem no tempo e nem na forma devida, prevista na legislação. Sem medidas ágeis, efetivas e com emprego das melhores técnicas disponíveis, o desastre socioambiental se tornou muito maior. E os impactos não foram e não estão sendo devidamente tratados. É o que pretendemos demonstrar”, esclarece o procurador da República do caso, Ramiro Rockenbach.
Cientistas e Grupos de Trabalho - O MPF pede também, que sejam ouvidos o coordenador científico dos grupos de trabalho (GT’s) e os coordenadores de cada GT. Os grupos de trabalhos formados no âmbito do GAA do PNC contam com mais de 100 pesquisadores e cientistas de Universidades e Institutos de Pesquisa Nacionais.
Secretários de Meio Ambiente e povos das águas - Da mesma forma, o MPF requereu que fossem ouvidos, pelo menos, os secretários de Meio Ambiente dos estados de Sergipe, Bahia, Alagoas e Pernambuco e respectivas assessorias. Se for útil à causa, também devem ser ouvidos os secretários dos demais estados do Nordeste.
Por fim, o MPF pede a oitiva de representantes dos povos das águas (pescadores artesanais, marisqueiras, catadores de caranguejo, ostreiros etc), de comunidades dos estados de Sergipe, Bahia, Alagoas e Pernambuco, e, se necessário, também dos demais estados do Nordeste.
Os estados mencionados (Sergipe, Bahia, Alagoas e Pernambuco) são aqueles que têm ações judiciais propostas, à época, para proteção das áreas sensíveis, dentre outras medidas. Por decisão do Superior Tribunal de Justiça, todas as ações estão tramitando na Justiça Federal em Sergipe.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Natal; o verdadeiro significado dessa data tão especial que celebra o nascimento do menino Jesus
Quem vai viajar neste período de férias precisa ficar atento para evitar transtornos
Filarmônica Nossa Senhora da Conceição do município de Itabaiana completa 280 anos de história
Número de acidentes envolvendo motocicletas continuam a chamar atenção
Natal e Ano Novo; para uma parcela da população essas datas são dias normais na rotina de trabalho
Mais acessadas
Lei garante mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
Suspeito de tráfico de drogas em Monte Alegre é preso
Últimos dias para inscrições na II Mostra Travessias: Cinema–Educação em Sergipe
Confira o horário de funcionamento do Hemose durante o período natalino
Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026
Mais notícias
-
7 horas, 2 minutos Morre Secretário adjunto de Educação de Lagarto, Jordan Castro
-
1 dia Trabalhadores dos Correios entram em greve em Sergipe após rejeição de proposta no TST; estatal mantém atendimento
-
1 dia, 2 horas Compras de última hora movimentam o centro de Aracaju na véspera de Natal