Ibama lança livro "A Coruja-Suindara e o Sabiá-Laranjeira"

Por Ibama/SE 29/07/2020 15h01
Ibama lança livro "A Coruja-Suindara e o Sabiá-Laranjeira"

Com a necessidade de realizar educomunicação socioambiental no período de distanciamento social devido ao estado de emergência de saúde pública causado pelo coronavírus (Covid-19), o Ibama/SE elaborou o livro "A Coruja-Suindara e o Sabiá-Laranjeira" que retrata de forma simples e lúdica um exemplo de interação dos seres humanos com a natureza.

O Ibama/SE atua na temática da fauna sob dois prismas principais: reabilitação de animais e Educação Ambiental (EA). Com um histórico de mais de 1.000 animais reabilitados por ano, o Centro de Triagem de Animais Silvestres em Sergipe (Cetas/SE) possui estrutura e corpo técnico para trazer de volta a qualidade de vida aos animais debilitados em razão de ações humanas. Por sua vez, o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Ibama/SE busca levar conhecimentos sobre a preservação e a gestão ambiental à população sergipana com ações educativas e de execução prática, que buscam aprimorar a formação dos cidadãos com relação ao cuidado e ao respeito pela natureza. Da união dessas ações, surgiu a ideia de produção da publicação. 

Segundo o autor do livro, André Beal, que é analista ambiental do Ibama e responsável pelo Cetas/SE, a história é baseada na triste realidade vivenciada nos Cetas do Instituto. Muitas corujas e aves de rapina são comumente alvo de maus-tratos. A violência é fruto de superstições e da desinformação da sociedade. A personagem principal Suindara (Tyto furcata) é uma coruja que ocorre em todo o Brasil e desempenha importante papel ecológico no controle de roedores e insetos.

"A nossa capacidade de coexistir com os demais seres vivos que habitam no planeta nunca esteve tão evidente e em razão das alterações existentes, experimentamos, de forma global, as consequências do desequilíbrio ambiental. Esperamos que o exemplo dessa pequena estória possa influenciar de forma direta a reflexão das nossas atitudes, visando o bem-estar animal e o convívio harmonioso com os seres humanos", disse o superintendente do Ibama/SE, Romeu Boto.

Para ler o livro, basta acessar: https://www.ibama.gov.br/sophia/cnia/livros/acorujaeosabia_versaofinal.pdf 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: