Bairro Olaria vai receber mutirão de combate à dengue neste sábado, 25
Por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju mantém a realização dos mutirões de ações de combate ao Aedes aegypti em toda cidade para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. No próximo sábado, dia 25, o mutirão será no bairro Olaria, a partir das 8h, tendo como ponto de partida da equipe a Unidade Básica de Saúde (UBS) Walter Cardoso.
Em Aracaju, do início do ano até agora, foram notificados 700 casos de dengue, 363 chikungunya, e 11 de zika. Segundo a Vigilância Epidemiológica, os bairros com maiores notificações são: Olária, Bugio, Porto D’Antas, Cidade Nova, Santos Dumont, Industrial, Jardim Centenário, Santo Antônio, Santos Dumont, 18 do Forte, Luzia, Suíssa, e Getúlio Vargas.
De acordo com o gerente do Programa de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana, ocorreu uma ligeira alta dos números de notificações e alguns surtos centralizados estão acontecendo.
“Vale ressaltar que a melhor forma de combate é a participação da população, evitando o acúmulo de água parada e fazendo limpeza regular de reservatórios. O trabalho é contínuo e integrado ao Plano de Intensificação de Combate ao mosquito, o qual monitora o índice de infestação por bairro”, explica o gerente do Programa.
A escolha do bairro Olaria foi feita de acordo com o levantamento dos casos notificados. Essa localidade apresenta 36 casos notificados de dengue, dez casos de chikungunya, e nenhum de zika. Dessa forma, as ações desenvolvidas se tornam mais necessárias, e o apoio da população é fundamental.
Ação Intersetorial
A ação contará com apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria do Meio Ambiente. Ainda segundo Jeferson Santana, a atuação da SMS é embasada em orientação, identificação e eliminação.
“Diante da nova realidade de distanciamento social por conta do novo coronavírus, o trabalho dos agentes de endemias no combate ao Aedes aegypti foi modificado. Por medida de segurança, por conta da covid-19, estamos realizando a orientação sem entrar nas residências e essa estratégia de educação e saúde tem como principal ator a população, que é fundamental para o sucesso desse trabalho, evitando a proliferação do mosquito”, enfatiza.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 31/10/25 - entrevista com o deputado federal pelo PP, Tiago de Joaldo
Segunda etapa do circuito de corridas TV Atalaia 2025, “te amo Aracaju”, acontece neste sábado
Mais de 200 velejadores participam de regata em Sergipe
Na cultura mexicana, o dia de finados é diferente e chama a atenção de sergipanos que estão no país