MPF e MPT ajustam com a Secretaria de Saúde melhorias na coleta e divulgação dos dados étnico-raciais de pacientes de covid-19 em Sergipe
Em reunião realizada na última sexta-feira (17), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) solicitaram à Secretaria estadual de Saúde mais precisão no registro e divulgação dos dados relacionados a raça e etnia dos pacientes de covid-19 em Sergipe. Os Ministérios Públicos apontaram que quase 60% dos registros em Sergipe indicam que essa informação é “ignorada”, ou seja, não foi adequadamente preenchida. O MPF abriu um procedimento administrativo para acompanhar a questão, após denúncia do Fórum de Entidades Negras de Sergipe.
O registro dos marcadores étnico-raciais é fundamental para a análise dos impactos da pandemia sobre a população de pretos, pardos e indígenas e para a implantação de políticas públicas que levem em conta o impacto étnico-racial da covid-19. No boletim divulgado pelo governo do estado em 16 de julho, 58,6% dos casos são registrados como “raça/cor ignorada”, seguido de 21,1% de pardos. Constam, ainda, 10,7% de amarelos, 7,5% de brancos e 2,1% de pessoas pretas. Ainda segundo o boletim, foram notificados 18 casos referentes a indígenas, o que não chega a alcançar um percentual registrável (0,0%).
Para os Ministérios Públicos, os dados étnico-raciais coletados sobre a covid-19 no estado não guardam correspondência com o último censo divulgado pelo IBGE, o que indica a necessidade de aperfeiçoar o preenchimento das notificações compulsórias da doença, tanto pelas entidades públicas, como pelas privadas, sempre precedida da coleta da autodeclaração do paciente, quando isso se mostrar possível.
Na reunião, a Secretária de estado de Saúde, Mércia Feitosa, concordou com a medida e se comprometeu a elaborar e divulgar, no prazo de oito dias a partir de 13 de julho, uma nota técnica sobre o tema. O material deve ser amplamente divulgado pelos canais de comunicação oficial da Secretaria de Estado da Saúde, com a finalidade de orientar as unidades notificadoras de covid-19 em todos os municípios sergipanos, tanto no setor público, como no privado. As informações também deverão ser divulgadas através de publicidade nas redes sociais da SES.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Natal; o verdadeiro significado dessa data tão especial que celebra o nascimento do menino Jesus
Quem vai viajar neste período de férias precisa ficar atento para evitar transtornos
Filarmônica Nossa Senhora da Conceição do município de Itabaiana completa 280 anos de história
Número de acidentes envolvendo motocicletas continuam a chamar atenção
Natal e Ano Novo; para uma parcela da população essas datas são dias normais na rotina de trabalho
Mais acessadas
Lei garante mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
Suspeito de tráfico de drogas em Monte Alegre é preso
Confira o horário de funcionamento do Hemose durante o período natalino
Bolsonaro é internado para cirurgia de hérnia inguinal em Brasília
Últimos dias para inscrições na II Mostra Travessias: Cinema–Educação em Sergipe
Mais notícias
-
13 horas, 37 minutos Morre Secretário adjunto de Educação de Lagarto, Jordan Castro
-
1 dia, 7 horas Trabalhadores dos Correios entram em greve em Sergipe após rejeição de proposta no TST; estatal mantém atendimento
-
1 dia, 8 horas Compras de última hora movimentam o centro de Aracaju na véspera de Natal