Morre aos 95 anos a artesã estanciana Judite Melo
A artesã estanciana Maria Judite de Melo Andrade, conhecida por produzir esculturas em argila no estilo barroco morreu aos 95 anos, na noite madrugada desta teça-feira, 16. Ela estava internada há 17 dias no Hospital Jessé Fontes, no município de Estância.
O corpo está sendo velado na Osaf do bairro Cidade Nova e o sepultamento será às 16h no cemitério São Francisco de Assis.
Quem era Judite Melo
"Judite Melo nasceu em Estância, no dia 6 de maio de 1925. Filha de João Chaves de Melo e Temrica Florisbela Melo, desde jovem sempre esteve em contato com o mundo artístico: participou de grupos teatrais, fez bordados e experimentou também, por incentivo de amigos, a exemplo do pintor estanciano Zé Lima, pinturas em telas. .
Sua arte em barro começa a surgir quando a escultora completa 39 anos de idade, de forma autodidata, com o intuito de construir um presépio já que, à época, não tinha condições de comprar um. Nessa sua nova fase artística, teve o apoio fundamental de seu esposo, Edgar de Souza, e do artista plástico estanciano José de Dome.
Inicialmente, retratava tipos regionais, passando a dedicar-se quase que exclusivamente à arte sacra - que se tornou sua temática artística mais característica - algum tempo depois.
Com o passar dos anos, passou a receber cada vez mais encomendas e seus trabalhos se espalharam por todo mundo. Participou de diversas exposições em Salvador, Aracaju, Rio de Janeiro, Brasília, etc." AZEVEDO, Silvane (org.). Arte do Fogo em Estância. Estância, 2013, p.5
Mais vídeos
IBGE divulga novos dados do Censo 2022
Com o avanço de técnicas, a maternidade se torna possível até para mulheres fora da idade fértil
Direto de Brasília 05/11/25 - Seminário de energia
Uso da cannabis para fins terapêuticos foi debatido em evento realizado hoje na UFS