Morre aos 95 anos a artesã estanciana Judite Melo

16/06/2020 10h41
Morre aos 95 anos a artesã estanciana Judite Melo

A artesã estanciana Maria Judite de Melo Andrade, conhecida por produzir esculturas em argila no estilo barroco morreu aos 95 anos, na noite madrugada desta teça-feira, 16. Ela estava internada há 17 dias no Hospital Jessé Fontes, no município de Estância.

O corpo está sendo velado na Osaf do bairro Cidade Nova e o sepultamento será às 16h no cemitério São Francisco de Assis.

Quem era Judite Melo

"Judite Melo nasceu em Estância, no dia 6 de maio de 1925. Filha de João Chaves de Melo e Temrica Florisbela Melo, desde jovem sempre esteve em contato com o mundo artístico: participou de grupos teatrais, fez bordados e experimentou também, por incentivo de amigos, a exemplo do pintor estanciano Zé Lima, pinturas em telas. .
Sua arte em barro começa a surgir quando a escultora completa 39 anos de idade, de forma autodidata, com o intuito de construir um presépio já que, à época, não tinha condições de comprar um. Nessa sua nova fase artística, teve o apoio fundamental de seu esposo, Edgar de Souza, e do artista plástico estanciano José de Dome.
Inicialmente, retratava tipos regionais, passando a dedicar-se quase que exclusivamente à arte sacra - que se tornou sua temática artística mais característica - algum tempo depois.

Com o passar dos anos, passou a receber cada vez mais encomendas e seus trabalhos se espalharam por todo mundo. Participou de diversas exposições em Salvador, Aracaju, Rio de Janeiro, Brasília, etc." AZEVEDO, Silvane (org.). Arte do Fogo em Estância. Estância, 2013, p.5

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: