Justiça proíbe Deso de cobrar taxa de rateio direto das contas individuais dos consumidores de condomínios
Após Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público de Sergipe, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, a Justiça proferiu sentença proibindo que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) cobre taxa de “rateio” diretamente nas contas individuais dos consumidores (condôminos) que possuem imóveis em condomínio com individualização do consumo de água.
O chamado “rateio” consiste na diferença entre a soma do que foi apurado pelos hidrômetros individuais e pelo hidrômetro totalizador (macro-hidrômetro). Tal quantia, de acordo com a determinação deverá ser cobrada diretamente do condomínio, desde que este requeira e promova as devidas instalações de água, esgoto e redes internas a possibilitar a colocação de hidrômetros nas áreas comuns.
O MP instaurou um Inquérito Civil para apurar reclamações sobre a cobrança aos moradores de condomínio de taxa de “rateio” referente ao consumo de água das áreas comuns das unidades habitacionais. A alegação era de que a Deso estaria dividindo o valor que, em tese, seria de responsabilidade do condomínio, de maneira que vem sendo cobrada de forma individual aos condôminos, sem qualquer previsão legal para tal cobrança. Novas denúncias apontaram que os “rateios” com valores absurdos, eram lançados diretamente nas contas de serviço dos consumidores.
A própria Companhia reconheceu que a cobrança de “rateio” é decorrente dos valores de consumo registrados da área comum ou quando da ocorrência de vazamentos internos. Por isso, o MP afirma que esta deve ser uma responsabilidade do condomínio como um todo e não dos consumidores, os quais possuem hidrômetros individualizados justamente para se certificarem acerca dos seus gastos específicos, de modo que não podem ser responsabilizados por serviço que não fora consumido diretamente e sobre o qual não possuem nenhum gerenciamento.
“Nesta segunda-feira, 15, o Ministério Público apresentou à Justiça embargos de declaração para que fosse aclarado ponto que entende constituir ausência de manifestação judicial: a suspensão da cobrança de rateio também para os condomínios que possuírem medidores nas áreas comuns. O MP entendeu que não houve pronunciamento neste sentido”, destacou a promotora de Justiça Euza Missano.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Conheça algumas dicas para não sofrer com a ressaca
Vagas para o camarote da acessibilidade do réveillon da orla foram encerradas em menos de 2 horas
Pesquisa aponta avanço na alfabetização de adultos em Sergipe
Governador Fábio Mitidieri concedeu uma entrevista especial no Balanço Geral
Governo do Estado entrega dois aparelhos de ressonância magnética à unidades da rede estadual
Mais acessadas
Uso de fogos com estampido reacende debate sobre riscos à saúde e impacto em animais
Justiça paga R$ 2,3 bi em atrasados do INSS; veja quem tem direito
Brasil terá vantagem inusitada nos primeiros jogos da Copa do Mundo; entenda
Confira o horário de funcionamento do Hemose durante o período natalino
Sergipe tem maior proporção de mães solo do Brasil, aponta IBGE
Mais notícias
-
12 horas, 12 minutos Sergipe tem maior proporção de mães solo do Brasil, aponta IBGE
-
13 horas, 7 minutos IPVA 2026: prazo para motociclistas de baixa renda pedirem isenção termina nesta quarta (31)
-
14 horas, 27 minutos Colisão frontal deixa um homem morto e outro ferido na SE-488, em Indiaroba