Em 2020, DAGV instaurou 77 inquéritos policiais por violência contra o idoso
O Estatuto do Idoso foi instituído por lei em 2003. Assim, condutas que colocam em risco a vida ou a saúde daqueles com mais de 60 anos de idade devem ser denunciadas à polícia. Em Sergipe, o Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) possui uma unidade especializada no combate às ações criminosas contra os idosos. Desse modo, a Delegacia Especial de Crimes contra Idosos e Deficientes (Deaip) contabilizou 134 inquéritos policiais durante o ano passado. Neste ano, já são 77.
Mesmo os idosos tendo o amparo legal da Lei nº 10.741/2003, eles sendo fonte de sabedoria e demonstrando, por muitas vezes, disposição maior do que muitos jovens, eles continuam sendo vítimas de ações contra a saúde ou contra o patrimônio deles. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada seis idosos é vítima de algum tipo de violência. Este dado revela que quase 16% das pessoas com mais de 60 anos sofreram algum tipo de abuso.
No estado, dentre as ações criminosas mais frequentes cometidas contra os idosos estão a exposição da integridade da saúde física ou mental ao perigo; apropriação de bens ou do rendimento; discriminação, desdenho, humilhação e menosprezo e a não prestação de assistência ao idoso.
A delegada Roberta Fortes detalhou a atuação da Deaip, que integra o DAGV. “A Delegacia Especial de Crimes contra Idosos e Deficientes apura os casos previstos no Estatuto do Idoso, da Pessoa com Deficiência, os crimes de violência doméstica e os casos de violência sexual. A maioria dos casos aqui na delegacia são os de violência doméstica, os de maus-tratos, de abandono do idoso e de retenção aos proventos do idoso”, citou.
Com a pandemia do Coronavírus, não foi observado crescimento no número de denúncias desses crimes, mas a delegada explicou que as vítimas podem não estar denunciando os casos. “Não observamos um aumento no número de notificações, mas na realidade isso não significa que o número de violência contra os idosos não aumentou. O que acreditamos que está acontecendo é uma subnotificação no número de crimes”, pontuou.
Ela orientou que os casos envolvendo esses crimes devem ser comunicados à polícia. “O que os idosos e as pessoas com deficiência podem fazer é procurar a delegacia ou a Delegacia Virtual, onde pode denunciar a maioria dos crimes. Ou o número 181 da Polícia Civil, mesmo de forma anônima, denunciar os crimes, porque assim a polícia irá apurar e investigar todos os crimes que chegarem ao conhecimento”, alertou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Natal; o verdadeiro significado dessa data tão especial que celebra o nascimento do menino Jesus
Quem vai viajar neste período de férias precisa ficar atento para evitar transtornos
Filarmônica Nossa Senhora da Conceição do município de Itabaiana completa 280 anos de história
Número de acidentes envolvendo motocicletas continuam a chamar atenção
Natal e Ano Novo; para uma parcela da população essas datas são dias normais na rotina de trabalho
Mais acessadas
Lei garante mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
Bolsonaro é internado para cirurgia de hérnia inguinal em Brasília
Universidades federais sofrem corte de R$ 488 milhões e alertam para risco à permanência estudantil
Secretaria da Fazenda intensifica fiscalizações em rodovias sergipanas neste final de ano
PM apreende mais de 8 kg de maconha no bairro Japãozinho
Mais notícias
-
1 hora, 26 minutos Trabalhadores dos Correios entram em greve em Sergipe após rejeição de proposta no TST; estatal mantém atendimento
-
2 horas, 55 minutos Compras de última hora movimentam o centro de Aracaju na véspera de Natal
-
3 horas, 30 minutos Carro capota após bater em ponte na SE-270, em Simão Dias; motorista fica ferido