Superlotação: pai e filha idosos com suspeita de covid-19 aguardam horas dentro de ambulância

Neste domingo (24), ambulâncias estacionadas na rua Carlos Bulamarque, no centro de Aracaju mostraram uma realidade que estava prevista para acontecer. Unidades de saúde superlotadas e sem vagas de UTI disponíveis em Aracaju.
Dentro das ambulâncias, dois idosos que moram na localidade receberam o atendimento, enquanto as vagas não surgiam, as equipes do serviço de atendimento móvel de urgência se revezavam na assistência.
Os pacientes, José Francisco dos Santos de 91 anos e a filha, Luzia Maria de 66, os dois apresentam sintomas de Covid-19. Os familiares relataram à equipe de reportagem da TV Atalaia que os dois chegaram a buscar atendimento em unidades de saúde de Aracaju, na semana passada, mas foram liberados e em casa, o quadro de saúde agravou.
Próximo das 17h, outras ambulâncias chegaram para fazer a remoção dos dois para o município de Estância, na região sul do estado. Cidade onde ainda havia leito disponível.
A situação mais grave era a seu José Francisco e já estava em uma Unidade de Suporte avançado, desde o começo da tarde, após a demora, o estado de saúde de dona Luzia também se agravou e a transferência para Estância só poderia ser feita em uma ambulância de suporte avançado também. O que aconteceu somente no início da noite,
A Secretaria de Estado da Saúde informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) seguiu todos os protocolos para o atendimento a paciente suspeito de Covid-19. A Central de Regulação de Urgência enviou uma unidade de suporte básico e em seguida uma unida de suporte avançado, que prestou os primeiros atendimentos ao pai e filha. Por se tratar de moradores de Aracaju, foi tentado, inicialmente, o acesso aos Hospitais Zona Norte e Zona Sul, porém todos estavam lotados. A solução, portanto, foi buscar nas unidades da rede hospitalar quem poderia receber os pacientes com aquele perfil, sendo disponibilizadas vagas no Hospital Regional de Estância.
A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju, confirmou a superlotação e informou que, no domingo (24), todos os leitos das unidades porta aberta estavam ocupados com pacientes graves que necessitavam de transferência para unidades de maior complexidade. Nesta segunda (25), os leitos permanecem com 100% de ocupação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Mais notícias
-
15 horas, 3 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
18 horas, 28 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
18 horas, 50 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe