Tonel de óleo é encontrado na Praia de Pirambu

19/05/2020 16h27
Tonel de óleo é encontrado na Praia de Pirambu

Um tonel de ferro, com capacidade máxima de 200 litros, foi encontrado na Praia de Pirambu pela equipe da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente do Município. Segundo as informações iniciais, a caraterística do conteúdo é bem semelhante ao que fora encontrado durante o período das manchas de óleo espalhadas pelo litoral nordestino.

O órgão relatou para Frente Unificada de Sergipe, grupo criado para fiscalizar as manchas de óleo no litoral, que o tonel foi encontrado na segunda-feira (18) no km 5 da praia. Os representantes da Marinha do Brasil estiveram no local e abriram o objeto.

“O tonel estava preenchido até a metade (cerca de 100 litros). A substância presente no tonel era bastante aquosa (baixa viscosidade), sendo constatado forte odor de óleo e coloração que variava entre amarronzada e acinzentada a medida que era movimentado”, conforme aponta o relatório da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).

Além do tonel, a Marinha também constatou a presença de vestígios de óleo antigo na região próxima à linha de maré. “No entanto, não foi possível inferir se o óleo presente na praia foi proveniente do tonel encontrado ou se corresponde ao mesmo óleo que vem sendo identificado durante o vazamento de óleo ocorrido no Litoral de Sergipe, desde de setembro de 2019 devido ao vazamento de óleo de origem desconhecida que afetou parte do litoral brasileiro. Vale ressaltar que foi identificada a presença de pescadores no local, e ausência de banhista e de fauna oleada”, aponta.

Sobre o episódio, a Marinha do Brasil ficou responsável pela realização da análise da amostra de óleo do tonel, o qual ficará armazenado em suas dependências. Os resultados da análise serão posteriormente divulgados pela própria instituição.

De acordo com o presidente da Adema, Gilvan Dias, o órgão já oficiou a Marinha, a Universidade Federal de Sergipe e demais órgãos envolvidos. “Principalmente, aqueles que estão com o viés mais investigativo, como a Polícia Federal”, disse sobre o direcionamento do inquérito que será feito diante do caso.

Confira o vídeo no momento que a Marinha abre o tonel:

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: