OAB: seccional de Sergipe completa 85 anos

Nascida em meio ao regime de exceção varguista, a Ordem dos Advogados do Brasil parece ter sido predestinada à luta pelo direito e cidadania. Sua história é repleta de participações ativas em lutas e momentos decisivos da nossa república.
Em Sergipe, são oito décadas e meia de lutas e glórias que orgulham a advocacia sergipana, mas, sobretudo, a sociedade civil. Pois é, a história da OAB se confunde com as lutas pelas liberdades civis da sociedade e isso se dá porque não só porque a Ordem foi predestinada, mas sim porque recebeu convocação e apoio da sociedade civil para a luta contra o autoritarismo, o que mais tarde se converteu em missão constitucional.
A Constituição Federal erigiu a advocacia ao patamar de indispensável à administração da justiça. Por sua vez, como a OAB é a única entidade legitimada a representar a advocacia, logo, o papel da OAB junto ao Poder Judiciário é indispensável.
No entanto, a OAB não exerce somente a missão importante de promover, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina da advocacia brasileira, papel inerente aos conselhos de classe, mas vai muito além disso, já que, por força de lei, tem a finalidade de defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.
Não obstante seja o único conselho de classe citado nominalmente no corpo da Constituição Federal, a magnitude e responsabilidade social das suas missões não fazem da Ordem melhor ou maior que os demais conselhos de classe, apenas atesta que a OAB recebeu missões constitucionais diversas, dentre as quais se destaca a legitimação universal para promoção de ações diretas de (in)constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal. acompanhamento, fiscalização e participação em concursos públicos para carreiras jurídicas, organização e eleição de candidatos à vaga dos tribunais reservadas ao quinto constitucional, assentos e vagas em órgãos colegiados da administração pública.
Os cenários, presente e futuro, por vezes, parecem ser desafiadores, mas para quem já liderou movimentos e enfrentou ditaduras e regimes de censura e exceção nada mais se apresenta como assustador. Estamos firmes e fortes, prontos para defender a Constituição Federal e servir a advocacia e a sociedade.
Esse aniversário serve para celebrar lutas e glórias do passado e buscar inspirações para seguir adiante cada vez mais unidos, escrevendo, passo a passo, as páginas da nossa história.
Portanto, seguiremos vigilantes, em estado de permanente alerta, verdadeira sentinela pela defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana, da cidadania, da democracia, e é claro da dignidade da advocacia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital da Criança vem registrando aumento do número de casos graves de síndromes gripais

Sergipe registra recorde histórico de empregos com carteira assinada em maio

Sebrae e a prefeitura realizam inauguração da sala do empreendedor Francisco Pimentel Franco

Direto de Brasília 01/07/25

MPSE ajuíza ação civil pública para resolver irregularidades em obras de avenidas da capital
Mais acessadas
Biblioteca Epiphanio Dória lança programação de férias com atividades para crianças a partir de 6 anos
F1 o Filme: Longa lidera bilheteria em seu primeiro final de semana de exibição
Instituto Banese realiza programação de férias no Museu da Gente Sergipana
Prêmio acumulado em R$ 52 milhões é sorteado na Mega-Sena
Novo livro de Martha Sales aborda o tempo e a ancestralidade
Mais notícias
-
4 horas, 8 minutos Instituto Banese realiza programação de férias no Museu da Gente Sergipana
-
5 horas, 35 minutos Biblioteca Epiphanio Dória lança programação de férias com atividades para crianças a partir de 6 anos
-
8 horas, 38 minutos Aposentados e pensionistas aniversariantes de julho devem fazer Prova de Vida até o dia 31 de julho