Recuperação dos reservatórios da bacia do Rio São Francisco faz aumentar a vazão em Xingó

06/05/2020 10h31
Recuperação dos reservatórios da bacia do Rio São Francisco faz aumentar a vazão em Xingó

Sobre a prática da vazão de 1300 m³/s durante o mês de maio a fim de contribuir com a melhora da qualidade da água na região do Baixo São Francisco. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos  (Semarh) informou sobre a melhora significativa da qualidade da água. Assim, a partir de 07 de maio, a defluência média diária da UHE Xingó será reduzida para a faixa de 1200 m³/s e em seguida, no dia 09 de maio, para a faixa de 1100 m³/s

O ofício da Chesf chama a atenção ainda para o fato de que a depender das condições de atendimento ao  Sistema Interligado Nacional (SIN), poderá ocorrer aumento de geração da UHE XIngó, acima dos valores já citados.

Segundo o vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, o aumento da vazão é importante para o Baixo São Francisco, que já teve um vazão mínima. "Estamos retomando, graças a recuperação dos reservatórios, voltando o patamar do Baixo São Francisco, que é uma vazão ecológica mínima, não há previsão de alagamento, é apenas uma recuperação da vazão", alerta o vice presidente.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: