Quase 40% das pessoas que buscam o Serviço de Apoio Psicológico têm mais de cinquenta anos

O Serviço de Apoio Psicológico remoto ofertado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, tem constatado a procura de um número considerável de pessoas acima de 50 anos, com queixas de solidão e tristeza durante esse período de isolamento.
Disponibilizado pela Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), desde o dia 6 de abril, já foram documentadas 497 ligações registradas pelo sistema, destas 279 ligações tiveram registro complementar realizado pelos psicólogos. Do total de registros realizados e concluídos pelos psicólogos, 103 ligações foram originadas por pessoas com mais de 50 anos.
Segundo a coordenadora da Reaps, Chenya Coutinho, o atendimento psicológico conta com 34 psicólogos divididos em turnos, de segunda a sábado e também feriados, das 8h às 20h. O serviço foi criado visando ampliar os cuidados de saúde mental, já que, nesse momento, a população em geral está passando por situações geradoras de estresse.
“Nas ligações que recebemos, as pessoas relatam mudanças de padrões, como situações de medo, ansiedade, solidão, sono e alimentação irregulares vivenciados durante o período de quarentena. O nosso psicológico tem influência direta com o nosso corpo físico, inclusive, e pode alterar a nossa imunidade. Para se ter ideia, recebemos ligações de pessoas com falta de ar, angústia, dor no peito, achando que estava com sintomas da covid-19, quando, na verdade, alguns se caracterizam como uma ansiedade generalizada. Tudo isso são fatores estressores, que causam fatores físicos e psicossomáticos”, relata
De acordo com a apoiadora institucional da Reaps, que supervisiona e monitora o Serviço de Apoio Psicológico, Mairla Protázio, o envelhecimento é um processo natural do desenvolvimento humano, que envolve uma série de mudanças físicas e sociais, que são vivenciadas e percebidas por cada indivíduo de uma forma particular, sendo atravessadas por suas próprias histórias.
“Através do telefone [79] 3304-3599, a população pode ligar, e a partir daí, o sistema de atendimento direciona as ligações para um aplicativo utilizado pelos profissionais da área. Embora não seja uma terapia e sim um serviço de apoio, já que o atendimento não é contínuo, a pessoa pode ligar quantas vezes quiser, mas ela será direcionada para outro profissional pelo próprio sistema. A conversa também não tem um tempo limite. A única restrição é ser residente em Aracaju, já que é um serviço para a população local”, esclarece Mairla.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital da Criança vem registrando aumento do número de casos graves de síndromes gripais

Sergipe registra recorde histórico de empregos com carteira assinada em maio

Sebrae e a prefeitura realizam inauguração da sala do empreendedor Francisco Pimentel Franco

Direto de Brasília 01/07/25

MPSE ajuíza ação civil pública para resolver irregularidades em obras de avenidas da capital
Mais acessadas
Instituto Banese realiza programação de férias no Museu da Gente Sergipana
F1 o Filme: Longa lidera bilheteria em seu primeiro final de semana de exibição
Prêmio acumulado em R$ 52 milhões é sorteado na Mega-Sena
Biblioteca Epiphanio Dória lança programação de férias com atividades para crianças a partir de 6 anos
Novo livro de Martha Sales aborda o tempo e a ancestralidade
Mais notícias
-
4 horas, 39 minutos Instituto Banese realiza programação de férias no Museu da Gente Sergipana
-
6 horas, 5 minutos Biblioteca Epiphanio Dória lança programação de férias com atividades para crianças a partir de 6 anos
-
9 horas, 8 minutos Aposentados e pensionistas aniversariantes de julho devem fazer Prova de Vida até o dia 31 de julho