Ministério Público fiscaliza Terminais de Integração e constata deficiência na prestação do serviço do transporte público

O Ministério Público de Sergipe, através do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), fiscalizou nesta terça-feira, 28, os Terminais de Integração de Aracaju para verificar se houve o realinhamento da frota de veículos conforme ajustado durante audiência extrajudicial virtual realizada pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor com a Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) para melhorar a qualidade do serviço público prestado à população.
Durante a audiência foi discutido o indicativo de paralisação do transporte coletivo na capital, diante de informações veiculadas na imprensa, mas restou acordado que o serviço seria assegurado, reorganizado e com um número maior de veículos durante os horários de pico, para evitar aglomerações nos terminais e ônibus superlotados.
“O MP já realizou audiência e, mesmo assim, na situação de ajuste da frota, não temos conseguido resultado satisfatório. Foi, inclusive, ajuizada Ação Civil Pública desde o dia 07 de abril. O Ministério Público aguarda concessão da liminar, para que se consiga eliminar, ou pelo menos, reduzir o impacto da contaminação pela Covid-19 na população de Aracaju. Essas pessoas precisam receber um tratamento digno e eficiente. São trabalhadores que não estão em aglomeração porque desejam, mas porque necessitam fazer uso do transporte coletivo, que tem que ser disponibilizado de forma coerente, com qualidade, para dar dignidade aos consumidores transportados”, explicou a promotora de Justiça Euza Missano.
Ação Civil Pública
O Ministério Público ajuizou Ação Civil Pública contra a SMTT e uma empresa de transporte coletivo para que organizassem o sistema de transporte público coletivo (terminais e veículos) e somente permitissem que passageiros fossem transportados sentados, atendendo a capacidade dos veículos, sem aglomeração nos acessos e nos ônibus.
Um dos pedidos foi que a SMTT fiscalizasse as empresas que integram o sistema de transporte coletivo de passageiros na cidade de Aracaju, para manter a circulação normal da frota de veículos coletivos nos horários de pico e no cumprimento da higienização dos veículos e dos Terminais de Integração da Cidade.
Recomendação
Em março, o MP expediu recomendação ao Setransp e à SMTT para o cumprimento dos Decretos Estadual e Municipal e promovessem orientação a todas as empresas que realizam o serviço de transporte público no município de Aracaju para a contenção da Covid-19.
Entre as orientações: estabelecer limite para transporte de usuários, sem exceder à capacidade de passageiros sentados, coibindo aglomeração em corredor, evitando o máximo de exposição ao contágio; reforçar as medidas de higienização no interior dos veículos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Confira giro final de informações 18/07/25

Populares denunciam falta de policiamento no Parque dos Cajueiros em Aracaju

Polícia identifica motociclista que atropelou criança ao realizar manobra perigosa em Itaporanga

Mulher é vítima de golpe e perde quase 2 mil reais após golpista se passar por advogada no whatsapp

Homem de 41 anos sai de casa para fazer caminhada e desaparece
Mais acessadas
Cinema Walmir Almeida exibe programação especial até segunda-feira (21)
Larissa Costa lança “A Casa Caiu”, música em parceria com Mikael Santos
Terminam nesta sexta-feira (18) as inscrições do Fies para o segundo semestre
Polícia deflagra operação contra jogos de azar em Aracaju e Nossa Senhora do Socorro
Movimento Desconecta: Parque da Sementeira sedia manhã de conscientização sobre o uso de telas na infância
Mais notícias
-
3 horas, 45 minutos Motorista fica ferido após caminhão tombar e atingir residência em Itaporanga D’Ajuda
-
7 horas, 3 minutos Movimento Desconecta: Parque da Sementeira sedia manhã de conscientização sobre o uso de telas na infância
-
7 horas, 7 minutos Atual prefeito de Moita Bonita é condenado à ineligibilidade por compra de votos em 2020