São Cristóvão registra primeiro caso do novo coronavírus

Por Prefeitura de São Cristóvão 15/04/2020 18h54
São Cristóvão registra primeiro caso do novo coronavírus

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa o primeiro caso confirmado do novo coronavírus (COVID-19) no município. Trata-se de um caso de transmissão comunitária, sendo um homem, 48 anos, profissional de saúde atuante na rede hospitalar da capital, apresenta como comorbidade Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).

O quadro está estável e o paciente encontra-se em isolamento domiciliar. O homem apresentou sintomas de síndrome gripal, como febre, tosse e dor de garganta, no dia 09 de abril e foi testado na UPA Fernando Franco (Zona Sul) na última terça-feira (14).

Todos os pacientes que apresentam sintomas e sinais de Síndrome Gripal, independente do nível de suspeita para o Covid-19, são orientados ao isolamento domiciliar com monitoramento a cada 48h por um período estipulado de 14 dias. O objetivo é avaliar a evolução do caso até a alta ou, se necessário, encaminhar para a referência.

O processo de diagnóstico e vigilância da Covid-19 é constante e os dados são atualizados diariamente. É importante seguir as medidas de prevenção e controle que visam reduzir a transmissibilidade do vírus na comunidade e, assim, diminuir a velocidade da progressão da epidemia, são elas: etiqueta respiratória, isolamento social e dos sintomáticos, evitar aglomerações e higienização das mãos.

Boletim epidemiológico 15-04-2020

1 confirmado (casos que fizeram o exame e o resultado foi positivo)

7 descartados através de RT-PCR (casos em que houve coleta e o resultado foi negativo)

Casos monitorados:

(casos em que as pessoas apresentam sinais ou sintomas de síndrome gripal são monitoradas a cada 48h até receber alta ou ser encaminhada para a referência. O monitoramento é feito pela esquipe de Saúde da SMS ou pelas Unidades de Saúde através de ligação)

108 receberam alta do monitoramento do isolamento domiciliar

64 monitorados em isolamento domiciliar

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: