Prefeitura de Aracaju mantém suspensão de escolas e de atividades comerciais por mais 15 dias

Por Agência Aracaju de Notícias 01/04/2020 11h52
Prefeitura de Aracaju mantém suspensão de escolas e de atividades comerciais por mais 15 dias

A Prefeitura de Aracaju prorrogou por mais 15 dias as medidas estabelecidas no primeiro decreto municipal para o enfrentamento ao coronavírus. Entre as determinações, a administração manterá suspensa as atividades educacionais nas escolas e universidades das redes municipal e particular de ensino da capital sergipana, assim como também nos shoppings centers, cinema, teatro, academias, clubes, boates, casa de shows e comércio em geral. Bares, restaurantes, lanchonetes e afins, deverão continuar funcionando apenas no sistema delivery. As medidas visam manter a restrição da circulação de pessoas na cidade e assim conter a propagação do vírus. O prefeito Edvaldo Nogueira assinou o decreto na manhã desta quarta-feira, 1º.

"Continuamos achando que a única maneira de conter o coronavírus nas cidades é mantendo o distanciamento social entre as pessoas. Por isso, estamos prorrogando por mais 15 dias as medidas que tomamos no início do mês. Estamos estendendo até o dia 17 as mesmas determinações que venceriam no dia 2. Vamos manter o fechamento das escolas, do Centro comercial, de teatros, cinemas, casa de shows, enfim, dessas atividades que aglomeram pessoas. Vamos continuar fechados, evitando o fluxo de pessoas, para conter o coronavírus", destacou o prefeito.

Edvaldo ressaltou que outras medidas, a exemplo da redução da frota do transporte coletivo em 30%, durante a semana, e 50% aos fins de semana, também serão mantidas, e fez um apelo para que pessoas com mais de 60 anos não saiam de casa. "Temos observado desde segunda-feira, 30, o crescimento da presença dos idosos no transporte coletivo municipal. Recebemos uma estatística ontem que nos preocupou muito. Então voltamos a pedir para que as pessoas, com idade acima de 60 anos, que, por favor, evite o sistema de transporte coletivo da nossa cidade", reforçou.

Feiras livres

Com relação às feiras livres, o gestor municipal explicou que a suspensão se deu, apenas, para reorganização. "Estamos concluindo esse trabalho. Vamos reduzir a quantidade de feiras, de barracas, vamos limitar as feiras da nossa cidade à comercialização de gêneros alimentícios para evitar que exista o desabastecimento das pessoas. Os demais gêneros continuarão suspensos. Quando adotamos essa medida fizemos porque percebemos que não tínhamos conseguido garantir o controle do distanciamento social, tão necessário para evitar a disseminação do coronavírus. Então suspendemos para reorganizá-las. Até o dia 6, apresentaremos o plano com todas as exigências para que as feiras continuem", detalhou.

O prefeito reiterou, ainda, que as medidas para o distanciamento social serão mantidas pelo tempo que for necessário. "Vamos agir de acordo com o tamanho do crescimento da propagação do vírus. Esse será o ponto chave para que possamos flexibilizar ou endurecer ainda mais as medidas estabelecidas. Como disse, estamos convencidos de que o distanciamento social é a melhor forma de garantir que o vírus não se dissemine, então continuaremos agindo para conseguir esse feito. Aproveito para pedir às pessoas que se mantenham em casa, que nos ajudem nessa batalha contra o coronavírus", reforçou.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: