Prefeitura inicia desinfecção de áreas públicas para frear proliferação da Covid-19

Com o objetivo de diminuir a possibilidade de infestação do novo coronavírus (covid-19), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), iniciou na manhã desta sexta-feira, 27, a desinfecção de áreas públicas da cidade.
A atividade começou pelos terminais de integração do transporte público: DIA, Leonel Brizola e Mercado, além das áreas próximas ao Mercado Central. A ação prevê também a limpeza e esterilização de pontos de táxi, áreas de hospitais e de unidades básicas de saúde que atendem exclusivamente pacientes com síndromes gripais.
Na prática, os serviços começam pela varrição de todo o local, depois é feita uma lavagem com sabão geleia, que é um produto desinfectante, e em seguida é aplicado o hipoclorito de sódio, um antibactericida e esterilizante, para eliminar o vírus que porventura esteja no chão, corrimão, em catracas, dentre outros locais.
"É um trabalho de higienização e desinfecção de ambientes públicos, principalmente naqueles locais que ainda circulam pessoas, a exemplo dos terminais de ônibus, pontos de táxis, áreas externas de hospitais públicos e privados, das unidades básicas de saúde que já estão atendendo pessoas com síndromes gripais. É mais uma atividade da Prefeitura de Aracaju no combate a essa pandemia do coronavírus", explica Luiz Roberto, presidente da Emsurb, ao lembrar que essa ação foi discutida no Comitê de Operações de Emergência, presidido pelo prefeito de Aracaju.
A desinfecção é feita por blocos e não há riscos à saúde da população nem aos trabalhadores da empresa terceirizada que aplicam o produto nas áreas públicas. "À medida que uma parte do serviço for concluída, as pessoas vão retornando e reocupando os espaços dos terminais, por exemplo. Isso é concatenado com o fluxo de ônibus e de pessoas em cada ambiente. Não há riscos à população com relação aos produtos químicos e também não há riscos aos trabalhadores da empresa contratada que estão realizando a limpeza", garante Luiz Roberto.
O presidente da Emsurb destaca que os cerca de 60 profissionais da limpeza pública que atuam no serviço foram treinados ao longo desta semana e trabalham com os devidos equipamentos de proteção individual, como óculos, máscara com filtro para gases, luvas, macacão e respirador facial.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Governo de Sergipe inicia pagamento dos servidores estaduais em 29 de setembro
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
7 horas, 47 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
11 horas, 12 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
11 horas, 34 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe