Transportes urbanos e intermunicipais são fiscalizados

Por MPE 24/03/2020 07h06
Transportes urbanos e intermunicipais são fiscalizados

Considerando as informações veiculadas através da imprensa local e redes sociais, do transporte urbano de passageiros com veículos lotados, assim como problemas de aglomerações nos Terminais de Integração, sem formação de filas ordenadas, com distanciamento, conforme determinam os Decretos, o Ministério Público de Sergipe, por meio da Promotoria de Justiça do Consumidor, recomendou que o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) oriente a todos as empresas sindicalizadas, no prazo emergencial de 12 horas, diante da gravidade da situação, sobre as regras insertas no Decreto Estadual, nº 40.563/2020 e Decreto Municipal 6.097/2020, para transporte coletivo urbano adequado, com obediência às normas necessárias à contenção do Covid-19.

As empresas concessionárias de transporte coletivo na cidade de Aracaju - VIAÇÃO ATALAIA LTDA, AUTO VIAÇÃO, MODELO LTDA, CAPITAL TRANSPORTE LTDA, e VIAÇÃO HALLEY LTDA, deverão cumprir, integralmente, as regras.

O MPE informa ainda que, nesta terça-feira (24) a partir das 6h30, a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) e a Polícia Militar vão estar nos terminais de integração e na "rodoviária nova" para acompanhar a saída dos veículos coletivos municipais e intermunicipais.

Por meio de nota o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), informa que: "As empresas de ônibus estão operando com 70% da sua capacidade, mesmo com considerável queda de passageiros observada na sexta-feira de 53% e de 68% no final de semana. Era esperada uma redução muito maior nesta segunda-feira (23) em função das instruções dadas à população pelo Ministério da Saúde e pelos Governos Estadual e Municipal. No entanto, as empresas de ônibus foram surpreendidas com a movimentação das pessoas nas ruas, diferente do que foi orientado pelas autoridades por questão de saúde pública."

De todo modo, o Setransp junto com as empresas de ônibus e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Smtt) buscaram remanejar seus veículos para atender a necessidade da demanda conforme cada localidade. O setor de transporte segue desenvolvendo ações preventivas nesse momento de pandemia.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: