Prefeitura estabelece novas medidas de enfrentamento ao coronavírus em Aracaju
O prefeito Edvaldo Nogueira reuniu o Comitê de Operação de Emergência (COE), na manhã desta quarta-feira (18) para definir novas medidas de enfrentamento ao coronavírus em Aracaju. Entre as determinações incluídas no decreto estão a ampliação do serviço MonitorAju, o fechamento de academias, clubes, boates e casas de shows por 15 dias, readequação das feiras livres para cumprimento das regras de distanciamento social e higienização, a disponibilização online de mais de 1 mil serviços municipais. Até o momento foram confirmados cinco casos de coronavírus na capital.
“Atentos ao agravamento da situação do coronavírus no mundo e no Brasil, reunimos o nosso comitê e estabelecemos novas medidas com o intuito de restringir ainda mais a aglomeração e o deslocamento das pessoas. Vamos ampliar o serviço de atendimento através do 156; antecipamos o lançamento do AJU Inteligente, com mais de 1 mil serviços municipais online, para que as pessoas não precisem se deslocar até a Prefeitura; servidores com mais de 60 anos terão a opção de trabalhar home office ou antecipar férias, de modo que esperamos conter o avanço do coronavírus na cidade”, justificou o prefeito durante coletiva de imprensa após a reunião do COE.
Foram incluídos nove pontos no decreto de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus. São eles: ampliação do MonitorAju, com o deslocamento de servidores da Saúde com mais de 60 anos para atuar no atendimento através do 156 e nas ações de retaguarda; disponibilização de serviços online da Prefeitura; suspensão de férias dos servidores municipais da Assistência Social e Defesa Social; isolamento domiciliar de 7 dias para servidores públicos assintomáticos provenientes de viagens internacionais e nacionais de áreas com transmissão comunitária.
Também integram o pacote de novas medidas a suspensão de atividades de academias, clubes, boates, casas de show e congêneres por 15 dias; readequação das feiras livres para cumprimento das regras de distanciamento social e higienização; garantia do cumprimento da portaria 5/2020, dos Ministérios da Justiça e Saúde, para medidas de emergência; recomendação a bancos, shoppings e demais estabelecimentos privados com atendimento ao público para que adotem medidas para garantir o distanciamento social e higienização, além de autorização para que cada secretaria considere a liberação dos servidores com mais de 60 anos para home office ou antecipação de férias ou licenças.
Edvaldo também anunciou que irá discutir com o governador Belivaldo Chagas a tomada de medidas restritivas para entradas de ônibus de Estados onde já há transmissão comunitária. “Estamos avaliando, a cada dia, todas as medidas que podemos tomar para proteger os aracajuanos e assegurar que esta pandemia não se espalhe rapidamente”, ressaltou o prefeito. Ele comunicou que, até o final da manhã desta quarta-feira, 18, foram confirmados cinco casos em Aracaju, enquanto 14 foram descartados e outros sete são suspeitos e aguardam resultado dos exames.
Atuação antecipada
A Prefeitura de Aracaju tem trabalhado de maneira antecipada ao coronavírus. Em 2 de março, o prefeito e a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, apresentaram à sociedade o Plano de Contingência da cidade para enfrentamento ao vírus. No último domingo (15), após a confirmação do primeiro caso no município, o prefeito criou o COE e estabeleceu as primeiras medidas restritivas, sendo a principal delas a suspensão da programação comemorativa dos 165 anos de Aracaju. No dia seguinte, diante da confirmação de quatro novos casos da doença na cidade, Edvaldo endureceu as diretrizes, com a suspensão das aulas nas escolas, faculdades e universidades públicas e particulares por 15 dias, além do fechamento de cinemas e teatros.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Mulher de 45 anos morre após engasgo durante almoço no interior de Sergipe
Motorista colide em poste na Avenida Etelvino Dantas em Aracaju e em seguida foge do local
Flanelinha provoca grave acidente envolvendo 11 veículos no centro de Aracaju
TJ realiza Jornada Solidária em benefício da pessoa idosa
Termina hoje o prazo de realocação para a nova Feira Livre
Mais acessadas
Homem de 35 anos é morto a tiros no bairro Robalo em Aracaju
Museu da Gente Sergipana receberá 2ª Edição do Xirê Toré no dia 8 de novembro
Motociclista fica ferido após colisão na rodovia SE-245, entre Malhador e Riachuelo
Adolescente é apreendido suspeito de esfaquear homem após desentendimento em Propriá
Motofest 2025 encerra com sucesso e arrecada mais de 22 toneladas de alimentos em Aracaju
Mais notícias
-
1 hora, 13 minutos Motofest 2025 encerra com sucesso e arrecada mais de 22 toneladas de alimentos em Aracaju
-
1 hora, 37 minutos Museu da Gente Sergipana receberá 2ª Edição do Xirê Toré no dia 8 de novembro
-
4 horas, 58 minutos Governo abre edital para doação de notebooks para organismos de políticas para mulheres