Sergipe

12/03/2020 às 17h20

Ministério da Saúde lança aplicativo Coronavírus-SUS

Estagiária Yara Lima supervisionada pela jornalista Mayusane Matsunae

Em meio ao aumento de número de casos do Coronavírus no Brasil, que já vai em 81 casos em 10 estados brasileiros, o Ministério da Saúde desenvolveu um aplicativo gratuito com intuito de diminuir o número de informações falsas com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto.  

O aplicativo chamado Coronavírus-SUS é uma das ferramentas do governo de combate ao vírus que recebeu da Organização mundial da saúde (OMS) na última quarta-feira (11) o status de Pandemia, que na prática se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.  

Dentro do aplicativo é possível receber em tempo real informações sobre a disseminação do vírus no país e informações sobre a doença. O Coronavírus-SUS também faz um pequeno questionário com perguntas sobre sintomas, se houve contato com algum caso suspeito ou viagens recentes a países com alto índice de contaminação, caso o usuário clique no botão “Estou me sentindo mal” onde é possível fazer uma pequena auto-avaliação. Também existe um mapa com base na localização do usuário apresentando postos de saúde onde o paciente em questão pode ir caso o aplicativo informe a necessidade de procurar ou não ajuda médica.

Como Baixar

O aplicativo Coronavírus-SUS está disponível para sistemas operacionais Android e IOS e pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos de ambas as plataformas.

De acordo com o site do Ministério da saúde o Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias e o novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China e provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

 

*Com informações do Ministério da Saúde


Fonte: Estagiária Yara Lima supervisionada pela jornalista Mayusane Matsunae