Ministério da Saúde lança aplicativo Coronavírus-SUS

Por Estagiária Yara Lima supervisionada pela jornalista Mayusane Matsunae 12/03/2020 17h26
Ministério da Saúde lança aplicativo Coronavírus-SUS

Em meio ao aumento de número de casos do Coronavírus no Brasil, que já vai em 81 casos em 10 estados brasileiros, o Ministério da Saúde desenvolveu um aplicativo gratuito com intuito de diminuir o número de informações falsas com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto.  

O aplicativo chamado Coronavírus-SUS é uma das ferramentas do governo de combate ao vírus que recebeu da Organização mundial da saúde (OMS) na última quarta-feira (11) o status de Pandemia, que na prática se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.  

Dentro do aplicativo é possível receber em tempo real informações sobre a disseminação do vírus no país e informações sobre a doença. O Coronavírus-SUS também faz um pequeno questionário com perguntas sobre sintomas, se houve contato com algum caso suspeito ou viagens recentes a países com alto índice de contaminação, caso o usuário clique no botão “Estou me sentindo mal” onde é possível fazer uma pequena auto-avaliação. Também existe um mapa com base na localização do usuário apresentando postos de saúde onde o paciente em questão pode ir caso o aplicativo informe a necessidade de procurar ou não ajuda médica.

Como Baixar

O aplicativo Coronavírus-SUS está disponível para sistemas operacionais Android e IOS e pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos de ambas as plataformas.

De acordo com o site do Ministério da saúde o Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias e o novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China e provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

 

*Com informações do Ministério da Saúde

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: