Sergipe

11/03/2020 às 09h00

Plantio de mudas de mangue será realizado em alusão ao defeso do caranguejo-uçá

Redação Portal A8

Entre os dias 10 e 15 de março, o caranguejo-uçá entra em período de defeso, época em que a captura e comercialização do crustáceo ficam proibidas por lei. Para pontuar o terceiro período do defeso em Sergipe e auxiliar na preservação do ecossistema, na próxima quinta-feira (12), o RioMar Aracaju realizará o  plantio de mais de 500 mudas de mangue, em uma área próxima ao shopping.

A ação alusiva ao defeso terá duração de 4 horas – das 8h às 12h – e irá contar com a participação de voluntários do Instituto João Carlos Paes Mendonça, Fundação Pedro Paes Mendonça, funcionários do shopping, universitários e órgãos ambientais.

Para a analista ambiental do RioMar Aracaju, Viviane Andrade, o plantio das mudas de mangue é de extrema importância para garantir a integridade do ecossistema. “O caranguejo é o principal responsável pela manutenção dos manguezais, pois é ele que faz a reciclagem das matérias orgânicas do bioma. Por isso, iremos contribuir com o reflorestamento de uma área do manguezal visando chamar a atenção da sociedade para o período do defeso e recuperar espaços que foram desmatados”, ressalta Viviane.

Todas as mudas de mangue que serão plantadas nesta quinta-feira, foram produzidas no Viveiro RioMar, espaço mantido pelo shopping, onde são cultivadas espécies de mangue para reflorestamento e manutenção das áreas desmatadas no entorno do empreendimento. A ação irá contar com o apoio do Ibama, Polícia Ambiental e Instituto Bioterra.