Prefeitura de Aracaju notifica segundo caso suspeito de Coronavírus em Sergipe

Por Agência Aracaju de Notícias 05/03/2020 11h25
Prefeitura de Aracaju notifica segundo caso suspeito de Coronavírus em Sergipe

Nesta quarta-feira, 4, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), teve conhecimento de um segundo caso suspeito de Coronavírus na capital. Trata-se de uma jovem do sexo feminino, 28 anos, que retornou de viagem pela Europa na última segunda-feira (2/3). Durante a viagem, ela passou por Amsterdã, Londres, Paris, fazendo uma longa conexão em Roma. Ao chegar de viagem, procurou atendimento médico em hospital particular da capital por apresentar alguns sintomas de diarreia, tosse e coriza, sem febre. Após avaliação da Vigilância Epidemiológica da SMS, foi detectado que o quadro clínico não se configurava como caso suspeito.

Com a estabilidade do quadro, e mesmo sem a suspeita de Coronavírus, por cautela, a paciente foi encaminhada para isolamento domiciliar e desde então vem sendo monitorada pela Secretaria Municipal da Saúde.

Já nesta quarta-feira, 4, durante o monitoramento do caso através de contato telefônico, a paciente informou que apresentou febre, com persistência dos demais sintomas de tosse, dor no corpo, cefaléia, diarreia e, às vezes, dificuldade para respirar. Diante da mudança do quadro clínico, a SMS notificou o caso ao Estado e deu novas orientações à paciente.

Ela foi orientada a retornar à unidade hospitalar para reavaliação médica. Lá a coleta da amostra já foi realizada e está em análise junto ao Laboratório Central (LACEN), o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) estadual também já foi notificado, assim como o Ministério da Saúde.

Primeiro Caso

A SMS vem seguindo o Plano de Contingência para o Coronavírus na capital sergipana, mesmo antes da confirmação do primeiro caso suspeito da doença no Brasil. No dia 27 de fevereiro o município foi notificado do primeiro caso suspeito e procedeu com todos os protocolos e medidas que regem o Plano de Contingência.

Sobre esse primeiro caso suspeito, que trata de uma paciente de 37 anos, proveniente da Itália, ela segue em isolamento domiciliar e seus familiares em monitoramento pela SMS. O resultado da coleta da amostra ainda não foi liberado pelo Ministério da Saúde.

“Todos esses procedimentos exigem cautela e segurança, por isso a importância da notificação, do monitoramento e todas as demais etapas. Estamos seguindo todos os protocolos e orientações do Ministério da Saúde, bem como nosso Plano de Contingência, que abrange desde as primeiras medidas acerca da notificação de caso suspeito até um agravamento da doença. A rede de saúde da capital está com seus profissionais e serviços preparados para o que venha surgir”, declarou a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

Aqui em Aracaju, a notificação sobre a chegada de pessoas que estiveram em locais de transmissão do vírus e que apresentam sintomas pode ser feita através da Vigilância Epidemiológica da SMS, que irá monitorar e orientar essas pessoas sobre como proceder. É possível entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde através dos telefones 3711-5062/5048 ou ainda através do 9 8107-5020.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: