Prefeito Edvaldo Nogueira registra boletim de ocorrência sobre novo golpe que clona dados de usuários via WhatsApp

05/03/2020 08h51
Prefeito Edvaldo Nogueira registra boletim de ocorrência sobre novo golpe que clona dados de usuários via WhatsApp

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, utilizou as redes sociais na noite dessa quarta- feira (4), para esclarecer informações sobre um golpe o qual foi vítima.

De acordo com o prefeito, que apresentou uma foto segurando um boletim de ocorrência, uma pessoa identificava- se como Thais Nogueira, assessora do prefeito, através do número: (79) 9.9653-6985, convidando outras pessoas a participarem de um grupo em um aplicativo de mensagens, intitulado "Prefeitura Municipal de Aracaju Cidadãos de Bem e Saúde Para Todos". Em seguida, uma amiga do prefeito, aceitou o convite e recebeu um código via SMS, todo o telefone foi clonado e começaram a se passar por ela, solicitando dinheiro aos contatos.

Ainda segundo o prefeito, nem ele e nenhum assessor ou membro da sua equipe, criou qualquer tipo de grupo com a finalidade de angariar fundos monetários.

 Entenda o caso

Na manhã desta quinta- feira (5), a Delegacia de Crimes Cibernéticos divulgou um alerta sobre um novo golpe que está sendo empregado através do aplicativo de mensagens WhatsApp. Em golpes anteriores, usavam sites de vendas e negociação de produtos, para ter acesso a mensagens pessoais. Agora, os golpistas enviam mensagens em nome de políticos e convidam os usuários a entrarem em um grupo de discussão, a fim de ludibriar as vítimas e ter acesso a dados pessoais.

Segundo a delegada Rosana Freitas, o golpe aproveita como pretexto a proximidade com o período eleitoral. Nessas mensagens, eles pedem o código que será enviado para o telefone da vítima. Este, por sua vez, é a numeração que permite que o aplicativo seja habilitado em outro aparelho e, consequentemente, desconectado do original. A partir desse momento, o golpista passa a enviar mensagens para os seus contatos solicitando uma quantia em dinheiro. 

Na tarde dessa quarta-feira (4) o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, esteve na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil. Na mensagem enviada para várias listas, o golpista faz o convite: “A assessoria do prefeito Edvaldo Nogueira vem de forma especial convidar você para participar do novo grupo WhatsApp municipal de Aracaju ‘Cidadãos de Bem e Saúde para Todos’. Será um imenso prazer ter você conosco”. 

 A Polícia Civil já instaurou o inquérito policial na quarta-feira, e pede a qualquer outro político que tenha a informação sobre citação parecida, que esclareça o fato imediatamente junto à opinião pública e registre um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: