Prefeitura de Aracaju distribui 35 mil camisinhas durante o Rasgadinho
Com o intuito de reforçar a prevenção durante todo o período carnavalesco, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está distribuindo preservativos e orientando os foliões durante os cortejos do Rasgadinho, em diversos pontos da festa, com o Previna Móvel.
"Nossa equipe está distribuindo insumos de prevenção em todos os dias da festa. É importante que a população esteja consciente de que o preservativo é a melhor forma de se prevenir contra todas as IST's e, pra reforçar essa informação, disponibilizamos 33 mil camisinhas masculinas, 2 mil camisinhas femininas e 15 mil unidades de gel lubrificante”, informa a coordenadora do Programa IST/Aids, Débora Oliveira.
Mas para quem teve relações sexuais sem preservativos, existe a profilaxia para o HIV que pode ser feita com até 72 horas após o ato, e está disponível nos dois hospitais municipais, Nestor Piva e Fernando Franco. "A pessoa deve comparecer a uma dessas duas unidades para ter o direito de usar esse medicamento. Lembrando que essa não deve ser uma prática recorrente, pois a melhor forma de se prevenir ainda é a camisinha", informa.
Para o estudante Breno Silva, é de grande valia a Prefeitura de Aracaju disponibilizar os preservativos. “Numa festa como essa sempre encontramos as nossas paqueras, mas esquecemos de trazer a camisinha, então é muito válido ter esta oferta”, destacou.
Já Alana Santos, foi para o Rasgadinho com os amigos, e gostou da iniciativa da Prefeitura. “O carro chama a atenção no meio do bloco e faz lembrar da relevância do uso do preservativo para evitar não só as IST’s e a Aids como também de uma gravidez indesejada”, enfatizou.
Coronavírus
As esquipes que distribuíram preservativos durante a festa também fizeram alertas sobre o novo coronavírus, com distribuição de panfletos e orientações sobre que podem auxiliar na quebra da cadeia de transmissão, caso o vírus passe a circular entre os aracajuanos.
“Atenta às diretrizes do Ministério da Saúde sobre o novo coronavírus, a SMS desenvolveu um Plano de Contingência, que inclui diversas ações de prevenção. Uma delas está sendo executada neste carnaval, com a distribuição de materiais informativos impressos [panfletos], com todas as informações básicas que os cidadãos precisam saber”, complementou a coordenadora Débora Oliveira.
Durante este período, essa mesma ação está sendo realizada em outros pontos da cidade onde há grande circulação de pessoas, sobretudo onde transitam turistas com maior intensidade, a exemplos do aeroporto, das rodoviárias e dos hotéis e restaurantes da orla da Atalaia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
PF investiga invasão de 142 contas da Caixa e bloqueia mais de R$ 255 mil
11 mulheres foram mortas neste ano em Sergipe, vítimas de feminicídio
Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio em Itabaianinha
Família de mulher com doença degenerativa pede ajuda para assegurar sobrevivência
Polícia Civil incinera cerca de 1500 quilos de drogas apreendidas em Sergipe
Mais acessadas
Arraiá do Povo reúne grandes atrações neste sábado na Orla da Atalaia
Suspeito de comercializar entorpecentes é preso em Capela
Mais de 1,5 tonelada de drogas é incinerada em Sergipe
Unidos em Asa Branca vence a Chave C e garante vaga na final do Concurso de Quadrilhas Juninas TV Atalaia 2026
Operação apreende equipamentos de apostas e interdita estabelecimentos em Aracaju
Mais notícias
-
19 horas, 10 minutos Justiça condena empresa de limpeza urbana a pagar R$ 150 mil por irregularidades trabalhistas em São Cristóvão
-
19 horas, 15 minutos Sergas passa a ser 100% estatal após aquisição de ações pelo Governo de Sergipe
-
22 horas, 38 minutos Rua São João recebe muito forró e quadrilha nesta segunda (22)