Labrador que participou de missão em Brumadinho se aposenta

Por SSP/SE 20/02/2020 10h24
Labrador que participou de missão em Brumadinho se aposenta

Depois de sete anos de missões cumpridas no Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), o labrador Jimmy está se aposentando. O herói de quatro patas sai de cena das ações que exigem energia e vigor, mas continua na sua missão, dessa vez com as crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Aracaju.

Jimmy nasceu no dia 18 de janeiro de 2013, no canil do CBMSE, e fez parte desde então do Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (SBRESC) da instituição, atuando em diversas ocorrências pelo Estado, como busca de pessoas desaparecidas na mata, corpos ocultados e desabamentos.

Em 2014, o labrador ajudou na localização de uma família que ficou soterrada no desabamento de um prédio no bairro Coroa do Meio, na capital sergipana. A participação dos cães foi fundamental para realizar as escavações no local correto e resgatar as vítimas, que ficaram sob os escombros durante 34 horas.

value.image
Foto: SSP/SE

Jimmy e mais três labradores estiveram por mais de 30 dias ajudando a encontrar vítimas da tragédia em Brumadinho (MG) em 2019. 

“Ele apresenta um bom quadro de saúde, mas é o tempo certo para a aposentadoria, assegurando uma qualidade de vida para o cachorro, já que ele não apresenta mais a mesma energia para realizar as buscas. Não é uma decisão fácil, são muitos anos de companheirismo, mas ele merece esse descanso”, afirmou o treinador de Jimmy, sargento Thiago Garcia.

O cão continuará tendo monitoramento da saúde por veterinários da Mineradora Vale, por conta da atuação em Brumadinho, além de permanecer no projeto “Promoção da saúde animal através da acupuntura e técnicas da medicina tradicional chinesa”, do curso de Veterinária da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: