Sergipe

07/02/2020 às 08h27

Mais de 260 postes de energia foram derrubados em colisões em Sergipe

Ascom Energisa

Um levantamento feito pela Energisa Sergipe no ano de 2019, aponta que 268 postes foram derrubados por conta de acidentes de trânsito em todo o estado. O número de colisões de veículos em postes aumenta significativamente durante o verão, a elevação dessas ocorrências chega a 20,4% no período entre dezembro e fevereiro, em relação à média dos demais meses do ano. A maior incidência ocorre no período em que acontecem diversas festividades, como Natal, Réveillon, Carnaval, além de confraternizações, passeios e viagens de férias.

A colisão de veículos em postes pode gerar vítimas fatais, a interrupção de energia elétrica em milhares de unidades consumidoras das proximidades, comprometer o trânsito na via, afetar outras estruturas interligadas, além de acarretar custos de manutenção ao responsável pelo acidente.

O gerente de operações da Energisa, Wilton Chaves, explica que casos de colisões são prioridade máxima para a empresa, que atua de maneira reativa e emergencial, com o objetivo de amenizar os transtornos gerados aos envolvidos no acidente. Inicialmente, são enviadas equipes de pequeno porte para verificar o problema e informar a gravidade do acidente. Se necessário, as equipes de grande porte se dirigem ao local munidas dos equipamentos e materiais para solucionar a ocorrência em um tempo médio de quatro a cinco horas.

Chaves destaca que o trabalho também é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER/SE) e a Polícia Rodoviária Federal, a depender do caso. “Enviamos as nossas estatísticas de postes abalroados aos órgãos competentes para que providências possam ser tomadas na localidade, como a implantação de melhores sinalizações e de lombadas eletrônicas e realização de campanhas educativas, por exemplo”, explica.

Cuidados

A Energisa aponta alguns procedimentos e cuidados que devem ser seguidos em situação de colisão em postes de energia:

Em caso de colisões em postes, a principal indicação é não sair de dentro do veículo. Com a colisão, fios e cabos elétricos podem ter caído sobre o veículo e o risco de morte por choque elétrico é alto;

Ao se deparar com um acidente e verificar cabos no chão, não se aproxime e nem tente socorrer as vítimas. Comunique a ocorrência aos Bombeiros pelo número 193 e à Energisa utilizando o número 0800 079 0196 e aguarde a chegada dos profissionais da empresa, que estarão munidos de equipamentos necessários e capacitados para agir;

Usar o celular dentro do veículo após a colisão não oferece riscos. Assim, entre em contato imediato com os Bombeiros (193) e a Energisa (0800 079 0196) e informe o ocorrido;

Ao verificar que o veículo pode pegar fogo, pule do carro o mais longe possível. Não toque em partes metálicas e busque cair com os dois pés juntos no chão. Para se distanciar, dê passos curtos, sem desconectar os pés do solo.


Fonte: Ascom Energisa